Sessão Assíncrona


SA1.2 - SANEAMENTO, MEIO AMBIENTE E VIGILÂNCIA (TODOS OS DIAS)

42498 - RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTUDO DE AVALIAÇÃO DO PLANO BRASILEIRO DE ENFRENTAMENTO À RESISTÊNCIA AOS ANTIMICROBIANOS NO ÂMBITO DA AGROPECUÁRIA
RAFAEL ALMEIDA DA SILVA - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA (ENSP-FIOCRUZ), VERA LUCIA LUIZA - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA (ENSP-FIOCRUZ), JORGE ANTONIO ZEPEDA BERMUDEZ - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA (ENSP-FIOCRUZ)


Período de Realização
O trabalho descreve a experiência com a coleta de dados entre outubro e maio de 2022

Objeto da experiência
O Plano de ação Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos no Âmbito da Agropecuária (PAN-BR AGRO)

Objetivos
O trabalho teve como objetivo avaliar as normas implantadas e as propostas feitas no PAN-BR AGRO para otimização do uso de antibióticos nos animais de produção, e como as estratégias de enfrentamento a AMR-Bacteria propostas no ambiente internacional foram adaptadas para o contexto brasileiro.

Metodologia
O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa-avaliativa e utilizou das técnicas de entrevista semi-estruturada, questionário online, análise de conteúdo e delfos político. A partir do relatório de atividades do plano foram selecionados de forma intencional onze participantes de diferentes campos do conhecimento (Saúde humana e Animal), tais como pesquisadores, servidores de agências governamentais (ANVISA, MAPA) e representante de associação de produtores.

Resultados
Houveram dificuldades para encontrar caminhos e criar vínculos de confiança entre o pesquisador e participante. Para além da continua mudança de cargos de trabalho e as frustrações com a indisponibilidade de tempo, enfrentou-se desafios como o receio dos participantes em que as informações fossem utilizadas para prejudicar os produtores; como também a hierarquia das instituições que impossibilitou em alguns casos entrevistar um participante por vez.

Análise Crítica
A Saúde Única pressupõe a relação (Humano, Animal e Meio ambiente), um dos desafios para aplicação deste referencial teórico em pesquisas científicas e no desenvolvimento de políticas públicas são as barreiras de conhecimento entre os campos do conhecimento, e a falta de diálogo entre os diferentes atores. Ficou evidente que as técnicas utilizadas não foram suficientes para criar um vínculo de confiança e cooperação, como também para captar a realidade da produção animal brasileira em sua totalidade.

Conclusões e/ou Recomendações
O trabalho foi a primeira tentativa de aplicação do conceito Saúde Única na avaliação do PAN-BR AGRO. Se faz necessário combinar diferentes técnicas existentes ou criar novas que proporcionem um ambiente de confiança e colaboração entre os envolvidos. A construção de uma política pública para o enfrentamento a resistência aos antimicrobianos deve partir dos interesses da saúde pública e caminhar em direção ao consenso com os setores produtivos.