Sessão Assíncrona


SA1.4 - SAÚDE, NUTRIÇÃO E BEM-ESTAR (TODOS OS DIAS)

44545 - AÇÃO DE EXTENSÃO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NA PRIMEIRA INFÂNCIA: RELATO DE VIVÊNCIA DE UMA AÇÃO A PARTIR DO OLHAR DE RESIDENTE ASSISTENTE SOCIAL
CAMILA CARLA DE SOUSA BEZERRA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA VISCONDE DE SABÓIA, ANA CLAUDIA COSTA SAMPAIO - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA VISCONDE DE SABOIA, LIELMA CARLA CHAGAS DA SILVA - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU. ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA VISCONDE DE SABÓIA


Período de Realização
A vivência da ação de promoção da saúde infantil ocorreu em maio de 2022.

Objeto da experiência
Uma ação de promoção da saúde com crianças de um centro de educação infantil como atividade estratégica da XII semana do bebê de Sobral.

Objetivos
Relatar a experiência vivenciada por uma residente assistente social, do programa de residência multiprofissional em saúde da família, na execução de uma ação de promoção da saúde em um centro de educação infantil como atividade estratégica da XII semana do bebê de Sobral.

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência, de uma ação inserida no campo da saúde coletiva e que teve como foco a promoção da saúde. Ocorreu em maio de 2022 com uma turma de crianças de um centro de educação infantil inserido no território de atuação de centro de saúde da família - CSF de um município da zona norte do estado do Ceará. Como responsável pela ação esteve uma equipe multiprofissional de residentes que atuam no CSF.

Resultados
A semana do bebê é uma importante estratégia de mobilização social pela primeira infância. Assim, neste relato descreve-se a vivência de uma assistente social residente em uma ação ocorrida na XII semana do bebê de Sobral. Destaca-se a importância da participação, uma vez que propiciou um maior protagonismo desde planejamento à execução das atividades que versaram sobre a alimentação e cuidados de saúde e socialização, orientadas metodologias lúdicas e interativas.

Análise Crítica
A vivência oportunizou um ressignificar do olhar, pensar e fazer promoção da saúde para a primeira infância. E como a oportunidade de enquanto assistente social estar cursando uma residência multiprofissional, que propõe uma formação em serviço pode contribuir nessa ampliação do escopo. Entretanto alguns limites ainda permeiam principalmente voltado a promoção da saúde que é de uma natureza complexa da exigência de múltiplos olhares e setores envolventes.

Conclusões e/ou Recomendações
Essa interface ensino em serviço fomentada pelos programas de residências em saúde agregam contribuições importante na qualificação dos profissionais de saúde e consequentemente da atenção aos usuários. Assim, de forma interdisciplinar profissionais e estudantes podem refletir e repensar seus processos de trabalho, ampliando os múltiplos olhares sobre as necessidades de saúde.