Sessão Assíncrona


SA1.5 - SAÚDE, AMBIENTE E SOCIEDADE: MÚLTIPLAS ABORDAGENS (TODOS OS DIAS)

44811 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PROPAGAÇÃO DE CONHECIMENTO E O PAPEL DA ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO
MARILEI DE MELO TAVARES - UV/UFF, VICTÓRIA RIBEIRO TELES - UV, TAÍS SOUZA RABELO - UV, BRENDA DA SILVA FRANÇA - UV, FABIANA RAMOS VARGAS - UFF, MÁRCIA CRISTINA MOCCELLIN - UFF


Apresentação/Introdução
O Brasil em 2016 foi destacado pela revista Lancet como um exemplo de país a respeito das Políticas de Aleitamento Materno. Isso deve ao fato de existirem diretrizes de promoção e prevenção a saúde, como está englobado na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança. Apesar do protagonismo, ainda há desafios, menos de 10% das mulheres mantêm amamentação exclusiva até os 6 meses.

Objetivos
Desse modo, o objetivo desse trabalho é demonstrar os efeitos de uma atividade de educação em saúde da criança e da mulher, no cenário da Saúde Pública, tendo como temática principal a amamentação, embasada nos legados de Peplau.

Metodologia
Trata-se de uma pesquisa de campo exploratória descritiva qualitativa, vinculada a um projeto de pesquisa: Amamentadoras Potenciais. Participantes seis gestantes que aguardavam na sala de espera do pré-natal em uma Estratégia de Saúde da Família no interior do estado do Rio de Janeiro. Se valendo de atividade/coleta em três momentos: preenchimento de questionário relatando principais dúvidas em relação ao aleitamento; explicação das dúvidas; e preenchimento de questionário avaliando a ação. Com aprovação do CEP sob número 3.417.210. Os dados foram discutidos à luz da Política de Aleitamento Materno e da Teoria do Relacionamento Interpessoal Hildergard Peplau.

Resultados
Como resultado, as participantes em sua totalidade, afirmaram que a ação educativa sanou suas dúvidas e que se sentiam seguras para repassar o que aprenderam para pessoas do seu convívio social, além de incentivar outras mulheres a amamentarem quando estiverem no lugar de mãe. Portanto, foi possível observar que o enfermeiro, quando estabelece vínculo com o seu paciente, com confiança nesta relação consegue intervir, na promoção de saúde individual, bem como na coletiva. Isso ocorre à medida que quando se realiza uma atividade de educação em saúde, atentando para a qualidade da ação voltada a uma parcela da população, esses saberes têm grande possibilidade de serem repassados adiante.

Conclusões/Considerações
Em síntese, a pesquisa demonstrou que práticas ditas como tradicionais do cuidado, como é o caso da educação em saúde, exerce o papel importante no fenômeno de intervenção de enfermagem em prol da promoção e prevenção da saúde, além de corroborar, positivamente, com os saberes e conhecimentos de uma determinada população.