Sessão Assíncrona


SA3.27 - REDES DE CUIDADOS, CONTINUIDADE E INTEGRALIDADE (TODOS OS DIAS)

39503 - ACOLHIMENTO COMO ESTRATÉGIA PARA CUIDADO INTEGRAL EM UM SERVIÇO ESPECIALIZADO DE REABILITAÇÃO
LUANA GABRIELE NILSON - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU, ANEMIR MARIA KERBER CIOTTI - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU, TATIANA LUCIA CAETANO - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU, LUCIANA BISIO MATTOS - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU, JOÃO LUIZ GURGEL CALVET DA SILVEIRA - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU


Período de Realização
Inaugurado em 26/08/21, o CRIE pós-Covid segue em atividade até o momento.

Objeto da experiência
Acolhimento em um serviço de saúde regional e interprofissional, oferecido pela Universidade FURB, que atende usuários do SUS com condição pós-Covid.

Objetivos
Descrever o processo de acolhimento, o perfil e a percepção dos usuários acompanhados em um serviço-escola especializado, interprofissional e integral.

Metodologia
Relato de experiência do acolhimento dos novos usuários encaminhados para o CRIE. Um serviço oferecido pela FURB em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (CISAMVI). Os usuários são referenciados pela APS, com base em critérios pré-definidos e acolhidos por pelo menos dois profissionais de áreas diferentes, que desenvolvem a escuta guiados por um instrumento que contempla aspectos das condições biopsicossociais, finalizando com a pactuação do plano terapêutico.

Resultados
Profissionais, docentes e estudantes de enfermagem, psicologia, farmácia e odontologia implementam o processo de acolhimento aos usuários. Foram acolhidos 304 usuários e identificadas demandas: biológicas (dor e cansaço), psicológicas (ansiedade e depressão) e sociais (quebra de vínculos, emprego, renda), mostrando a complexidade da síndrome. Os relatos indicam a expectativa de melhora e resolução das questões trazidas, sendo muito forte o desejo de “retorno ao que se era antes da COVID”.

Análise Crítica
O acolhimento é transversal a todas as ações em saúde e é determinante para que o sistema seja resolutivo, já que oportuniza a compreensão das reais necessidades dos usuários e o direcionamento para respostas oportunas e rápidas. O CRIE é um serviço de atenção secundária inovador, pois resgata princípios e ferramentas da APS aplicados na atenção especializada como: cuidado integral humanizado, clínica ampliada e interprofissionalidade, com centralidade no usuário a partir do seu acolhimento.

Conclusões e/ou Recomendações
O encontro produzido no momento do acolhimento, integrando profissionais, estudantes, docentes e o usuário, como protagonista do processo, consolida-se como um momento técnico pedagógico em um mesmo eixo ensino-aprendizagem-cuidado, resgatando a autonomia de todos os atores envolvidos. Essa forma de acolher impacta no trabalho em equipe e garante assistência digna e respostas positivas do sistema às demandas e do usuário quanto ao seu cuidado.