Comunicação Coordenada

21/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC5.3 - CUIDADOS EM SAÚDE E REABILITAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19

39008 - SEQUELAS PÓS-COVID 19: AINDA HÁ ESTA DEMANDA?
NELDIANE MOURA LIMA - ESCS, LARISSA DE LIMA BORGES - SES/DF, LORRANA NASCIMENTO GRIMES - ESCS, CLEIDE ALVES DE ANDRADE LOPES - SES/DF


Período de Realização
Início em Fevereiro de 2022 e em andamento.

Objeto da experiência
Identificar a demanda reprimida de usuários de uma Unidade Básica com sequelas Pós-covid-19 no território de uma equipe Nasf-AB do Distrito Federal.

Objetivos
Conhecer o perfil das sequelas Pós-Covid-19 identificadas no território adscrito de duas equipes de referência apoiadas pela equipe Nasf-AB;
Classificar a partir do relato dos sintomas quais usuários preenchem os requisitos para serem inclusos no atendimento coletivo.

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência sobre a busca ativa em uma planilha criada para o acompanhamento de usuários sintomáticos respiratórios com diagnóstico positivo para Sars-Cov-2, que era alimentada com dados das fichas de notificação do sistema eSUS Notifica. Por meio do contato telefônico, identificou-se tempo de diagnóstico, sequelas existentes e o desejo em participar do atendimento coletivo ofertado pela eNasf-AB de modo online, semanal, ao longo de um mês, a partir de junho de 2022.

Resultados
Um total de 332 usuários testaram positivo para Sars-Cov-2 nesta UBS, e foram identificados até o momento 30 usuários com alguma sequela de Covid-19. Estas pessoas tiveram esta doença, em média, há 8,6 meses. As sequelas relatadas mais comumente foram: fadiga, dispnéia, disfunções cognitivas (déficit memória), disfunções osteoarticulares, disgeusia e hiposmia. Houve outras sequelas identificadas, porém menos frequentes como disfunções neurológicas e queda de cabelo.

Análise Crítica
Apesar desta busca ainda incipiente, foi possível detectar que existe uma demanda reprimida de usuários com sequelas Pós-Covid-19 e que passam a ser designados com Covid Longa visto que apresentam alterações no organismo a longo prazo e que afetam sua qualidade de vida, produtividade no trabalho e nos estudos. Assim, percebe-se que além de uma diversidade de sequelas, existe o fato de que os usuários não receberam nenhum tipo de abordagem de reabilitação.

Conclusões e/ou Recomendações
Conclui-se que a busca ativa no território é uma ferramenta para identificar a demanda reprimida de usuários com sequelas Pós-Covid-19. A equipe Nasf-AB, tem um papel central nesta frente, identificando e conduzindo a reabilitação destes casos. Sendo que aqueles sem evolução serão encaminhados para rede secundária ou permanecerão em acompanhamento na Atenção Básica, para acompanhamento da evolução ou da recuperação das sequelas pós Covid-19.