Sessão Assíncrona


SA9.1 - CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

40025 - CEP TALKS – ÉTICA EM PESQUISA NO BRASIL
DANIELA MONTANO WILHELMS - GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO, MARCIA MOCELIN - HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE, CRISTIANNE FAMMER ROCHA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, ELISANDRO RODRIGUES - GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO, MARIA MERCEDES BENDATI - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE/PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE


Período de Realização
em curso

Objeto da experiência
Integrantes de Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) do estado do Rio Grande do Sul.

Objetivos
Exercer papel educativo nos Comitês de Ética;
Adotar medidas de proteção para que os direitos e a dignidade de participantes da pesquisa sejam resguardados ;
Exercer o potencial de expandir e promover a discussão da ética em pesquisa no país;
Apresentar e debater temas sobre questões éticas.

Metodologia
Utilizou-se como estratégia metodológica a educação permanente em saúde. Os temas foram elencados pelos participantes. As dinâmicas dos encontros acontecem com a apresentação do tema por especialista na área e um comentarista, seguido de discussão entre os participantes. Após é formado grupo de trabalho para sintetizar as recomendações e devolver o resultado ao grande grupo. O requisito para participação é ser integrante de CEP, ter interesse no tema e disponibilidade para os encontros.


Resultados
A primeira edição contou com a apresentação e discussão do tema “Implicações da Lei Geral de Proteção de dados na pesquisa”. Neste encontro estavam presentes representantes dos CEPs de instituições como: Grupo Hospitalar Conceição, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Hospital Mãe de Deus, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade de Passo Fundo, Secretaria de Saúde de Porto Alegre. Este primeiro processo de educação permanente entres CEPs teve a participação de cerca de 70 participantes.

Análise Crítica
A constituição de espaços abertos para o diálogo, conversas e trocas de experiências entre diferentes atores e instituições tornam possível a problematização, a reflexão e a ampliação dos olhares sobre as práticas e atividades desenvolvidas pelos Comitês de Ética em Pesquisa. Estes espaços com a intenção da escuta e diálogo promovem o convívio da diversidade, de diferentes interesses e lógicas de vida.



Conclusões e/ou Recomendações
A iniciativa prevê ampliar e estreitar laços entre participantes dos mais diversos Comitês de Ética em Pesquisa, qualificando os processos de análise ética dos estudos que tem como fundamento o respeito a dignidade, a liberdade e a autonomia do ser humano.