Sessão Assíncrona


SA12.2 - COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA (TODOS OS DIAS)

44631 - ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: INFORMAÇÃO E INCLUSÃO
LEIDNA DA SILVA SANTOS - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA, MARCELE CARNEIRO PAIM - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA


Apresentação/Introdução
Em março de 2020 foi declarada a pandemia do Covid-19 como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. Pensando em promover uma comunicação eficaz, a Organização Mundial da Saúde elaborou um guia com considerações voltadas para as pessoas com deficiência no qual são pontuadas ações que competem aos diversos atores envolvidos no processo de assistência e enfrentamento da Covid.

Objetivos
Verificar a acessibilidade nos conteúdos compartilhados nos perfis da Prefeitura Municipal de Saúde de Salvador e da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia no Instagram durante a pandemia da COVID-19.

Metodologia
Foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório descritivo com abordagem qualitativa tendo como método uma revisão de literatura e a análise documental no Instagram.

Resultados
Ficou evidenciado que mesmo diante de uma crise sanitária além do isolamento social provocado pela pandemia, as pessoas com deficiência tiveram que enfrentar as barreiras comunicacionais provocadas pela falta de acessibilidade nos conteúdos informativos compartilhados pelas secretarias de saúde em suas redes sociais.

Conclusões/Considerações
O direito à comunicação é imprescindível para promoção, prevenção e garantia da saúde, é importante que os gestores sejam capazes de procurar caminhos para romper as barreiras comunicacionais que impedem que a população com deficiência auditiva e visual tenham acesso as informações por meio da acessibilidade, principalmente diante de situações de emergência de saúde pública.