Sessão Assíncrona


SA12.7 - VIGILÂNCIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

42090 - INSTRUMENTOS DE GESTÃO: O PILAR DA CONSTRUÇÃO DO CAMPO DA SAÚDE COLETIVA NO MUNICÍPIO DE IBICARAÍ- BAHIA
AMORA FERREIRA MENEZES RIOS - PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAÍ, ANA GRACIELA ANDRADE MATOS OLIVEIRA - PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAÍ, LUNA BARBARA TAVARES RIBEIRO - PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAÍ


Período de Realização
A experiência foi iniciada em meados de outubro de 2021 e tem previsão ser perdurada até 2024.

Objeto da experiência
Elaboração dos Instrumentos de Gestão no âmbito do SUS.

Objetivos
Elaborar os Instrumentos de Gestão no âmbito SUS, através do diálogo entre os trabalhadores de saúde sobre os novos cenários da Saúde Coletiva, a fim de planejar, monitorar e avaliar as ações do campo da Saúde Coletiva no município de Ibicaraí-BA.

Metodologia
Realizou-se um diagnóstico situacional da saúde. Após, desenvolveu-se uma oficina com representantes de cada setor, na qual foram apresentados os Instrumentos de Gestão e a tabela para construção do Plano Plurianual (PPA) de 2022 a 2025. Em seguida, foram formados 04 grupos, cada um recebeu a tabela contendo a diretriz e seus respectivos problemas e foram orientados a elaborar metas e indicadores para resolução de cada item elencado. Ao final da oficina cada grupo apresentou a tabela.

Resultados
O PPA foi finalizado em tempo hábil, e em conformidade com as orientações do Ministério da Saúde. Após finalizado, foi apresentado aos gestores e ao Conselho Municipal de Saúde, sendo apreciado e aprovado unanimemente e enviado ao Sistema DigSUS. Evidencia-se que essa experiência resultou em uma operacionalização integrada, na qual enfatizou-se atender as demandas de saúde da população ibicaraiense, com foco na construção do campo da Saúde Coletiva.

Análise Crítica
Essa experiência garantiu um compartilhamento de ideias e sugestões para o planejamento das ações de saúde, de modo intersetorial a fim de integrar os setores e fortalecer a Rede de Atenção à Saúde, além de assegurar uma gestão compartilhada e horizontal e atender as demandas reais da comunidade neste município. Reforçou, também, a importância dos Instrumentos de Gestão como pilar para construção do campo da Saúde Coletiva.

Conclusões e/ou Recomendações
Destarte, o processo de planejamento e gestão para operacionalização integrada, solidária e sistêmica do SUS é cíclico e perene. Enfatiza-se a necessidade de monitoramento minucioso da execução das ações propostas, com a finalidade de alcanças as metas estabelecidas. A avaliação dos serviços ofertados no SUS e das condições de saúde da população é imprescindível para garantir o resultado exitosa dessa experiência