Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

42844 - O CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER NEGRA E MULHER TRANS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA.
LETÍCIA MARQUES SANTOS - PREFEITURA MUNICIPAL DE BETIM, NATACHA DE PAULA BRITO - PREFEITURA MUNICIPAL DE BETIM


Período de Realização
A Educação Permanente em Saúde foi realizada no mês de outubro de 2020, durante o outubro Rosa.


Objeto da experiência
Ação direcionada aos agentes de saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e recepcionistas da Unidade Básica de Saúde em Betim-MG.

Objetivos
O objetivo inicial era refletir sobre o acolhimento de mulheres negras e trans pelos profissionais na Unidade Básica de saúde, buscando tanto sensibilizar os profissionais quanto desenvolver habilidades que possibilitem o aprimoramento de as ações de promoção de saúde destinadas a esses públicos.



Metodologia
Foram programados dois encontros de duas horas no mês de outubro, com intervalo de 15 dias, nas quais havia apresentações e discussões dos temas. Foram abordados os seguintes temas: acesso ao serviço de saúde, Saúde da mulher negra e mulher trans e suas especificidades, determinantes de saúde, violência e adoecimento mental sofridos por este público, todos definidos durante as reuniões de equipe de saúde da família, juntamente com o núcleo de apoio a saúde da família (NASF).

Resultados
Participaram dos encontros 25 profissionais, sendo eles: 12 agentes comunitários de saúde, 2 enfermeiros, 4 técnicos de enfermagem, 1 administrativo e 2 médicos. Os encontros possibilitaram realizar uma reflexão conjunta à cerca do tema, compartilhar saberes e experiências vivenciadas em suas rotinas, além de definir ações possíveis de serem implementadas nos fluxos da unidade básica de saúde, fomentando o aperfeiçoamento do acolhimento e da assistência individual prestada a essas mulheres.

Análise Crítica
A perspectiva da assistência integral à saúde da mulher é construída a partir dos diferentes saberes e olhares da equipe multidisciplinar e da comunidade. No processo saúde- doença, os aspectos sociais, políticos, culturais e econômicos precisam ser considerados. Refletir sobre o nosso cuidado direcionado a este público específico é desafiador, pois revela a limitação das nossas ações quando não consideramos a individualidade de cada um.



Conclusões e/ou Recomendações
Essa experiência deixou ainda mais claro o quanto é importante usufruir do nosso espaço de formação dentro do serviço de saúde, em especial na atenção primária, que possui um arsenal riquíssimo de troca de saberes, conhecimento científico, vivências e de estratégias que impactam positivamente em todos os níveis da assistência à saúde.