Sessão Assíncrona


SA11.4 - MÚLTIPLAS ABORDAGENS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

44552 - ENSINO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NOS CURSOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)
MAGDA RIBEIRO DE CASTRO - PROFESSORA DRA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. COORDENADORA DO GRUPO DE PESQUISA PICSUFES., ILONA AÇUCENA CHAVES GONÇALVES. - ACADÊMICA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. MEMBRO DO GRUPO DE PESQUISA PICSUFES. INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA UFES (EDITAL PIIC 2020/2021).


Apresentação/Introdução
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde institucionalizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, reorientam o modelo de atenção à saúde com vistas a abordagem holística e integral do processo saúde-doença. A formação profissional constitui um dos principais desafios para a ampliação e consolidação dessas práticas no SUS.


Objetivos
Conhecer os Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de Graduação da área da saúde e afins, identificando na matriz curricular, o ensino das PICs na formação do futuro profissional formado pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Metodologia
Estudo descritivo, quanti-qualitativo, desenvolvido a partir de pesquisa documental nos PPCs disponíveis nos sites dos cursos em endereços eletrônicos institucionais, com acesso aberto ao público: Ciências Biológicas (bachar. e licenc.), Enfermagem, Medicina, Odontologia, Nutrição, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Farmácia, Psicologia, Serviço Social e Educação Física (licenc. e bachar.). Procedeu-se a leitura integral de cada PPC buscando evidências do ensino das PICs, utilizando o Descritor Terapias Complementares e termos alternativos; o nome de cada PIC instituída no SUS e da PNPIC. A busca ocorreu em 2021. Os dados foram analisados por análise temática.

Resultados
Apenas três cursos apresentam o ensino das PICs formalizado e institucionalizado, em formato de disciplinas optativas, na Farmácia e Medicina com as disciplinas de Homeopatia ofertadas por seus respectivos departamentos, e, Nutrição com a disciplina de Fitoterapia, ofertada pelo departamento de Farmácia. As disciplinas variam de 30 a 60 horas e não apresentam referência à PNPIC e consequentemente ao SUS, deixando nítido a insuficiência da institucionalização do ensino das PICs na UFES. Com a PNPIC se iniciou o processo de institucionalização das PICs sobretudo na Atenção Básica, demandando por profissionais qualificados para a implementação e efetivação desta Política no SUS.

Conclusões/Considerações
Percebeu-se que a carga horária identificada nos PPCs além de ser relativamente inexpressiva, as ementas das três disciplinas não trazem referências à PNPIC, e nem referência ao SUS. Se apresentam como disciplinas isoladas e sem integração. O resultado induz a insuficiência do ensino e institucionalização das PICs na UFES, fragilizando a formação do futuro profissional e a expansão e consolidação da PNPIC no SUS no Espírito Santo.