Trabalhos

 

1. REGRAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS DE TRABALHOS

O 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva receberá resumos de trabalhos até o dia 21 de fevereiro de 2018, às 19h55min (horário de Brasília). Os resumos somente poderão ser submetidos pela internet, por meio do site do Congresso.

 

Categorias
Há duas categorias de apresentação de trabalhos para seleção no Congresso:

  1. Relato de Pesquisa
  2. Relato de Experiência em Saúde Coletiva

 

Modalidades de apresentação
Há duas modalidades de apresentação:

  1. Comunicação Oral
  2. Comunicação Oral Curta
  3. Outras linguagens (teatro, vídeo, performance e outros)

Estão disponíveis dois tipos de formulários para o envio dos resumos:

  1. Próprio para Relato de Pesquisa
  2. Próprio para Relato de Experiências em Saúde Coletiva.

 

Limite de resumos por participante
Cada participante poderá submeter no máximo dois resumos vinculados à sua inscrição (como primeiro autor), ainda que não haja limite para participação como coautor em trabalhos inscritos por outros participantes. Isto é, um autor inscrito somente poderá ser responsável pela submissão de dois resumos.

 

Obrigatoriedade de pagamento da taxa de inscrição
Não é necessário efetuar o pagamento da inscrição no momento do cadastramento e / ou submissão dos resumos. Entretanto, caso o trabalho seja aprovado, para garantir a sua inclusão na programação do evento, o autor responsável pelo trabalho (autor principal ou coautor) deverá realizar o pagamento até o dia 9 de maio de 2018.

Se o autor responsável pelo trabalho não efetuar a inscrição no Congresso, a responsabilidade pelo trabalho deverá ser transferida para um coautor que esteja com a taxa de inscrição paga, por meio de mensagem para o e-mail trabalhos2018@saudecoletiva.org.br.
Caso o apresentador do trabalho (autor ou coautor) não seja o autor responsável, este também deverá realizar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 09 de maio de 2018
Observações:
Os valores com descontos possuem prazo limitado! Veja com atenção essa informação na seção “INSCRIÇÕES”.
Nos casos de pagamento da taxa de inscrição por meio de empenho, deverá ser encaminhada a respectiva nota de empenho para a secretaria do evento até o dia 09 de maio de  2018.

 

 

2. CATEGORIAS

2.1. Resumo de Relato de Pesquisa
Relatos de Pesquisas são trabalhos originais que se orientam por uma pergunta ou hipótese, que têm um método científico explicitado e que descrevem os resultados criticamente em cotejo com a literatura.

  • Título: deve ser objetivo, conciso e informativo. O campo deve ser preenchido com LETRAS EM CAIXA ALTA e conter até 170 caracteres, considerando os espaços.
  • Autores: informar nome completo, nome em formato para referência e filiação institucional. Primeiro deve ser informado o autor principal e em seguida, se houver, o(s) coautor(es). Máximo de 10 (dez) autores.
  • Resumo: o texto deve ser objetivo e conciso. Os tópicos a seguir são obrigatórios e possuem campos específicos para preenchimento. Esses campos não devem ser preenchidos com letras em caixa alta. Entre parêntesis, estão o número máximo de caracteres de cada campo, incluindo os espaços.

    Apresentação/Introdução (400)
    Objetivos (250)
    Metodologia (700)
    Resultados (700)
    Conclusões/Considerações (450)

 

Observação:

Gráficos, tabelas, imagens e lista de referências bibliográficas não poderão ser incluídos devido à limitação de espaço.

  • Tema: Selecionar de acordo com a listagem publicada abaixo.
  • Apresentador do trabalho: indicar o nome, a filiação institucional e o correio eletrônico do autor principal ou coautor que apresentará o trabalho.
  • Modalidade preferencial de apresentação: escolher uma das quatro opções disponíveis.

    (a) Comunicação Oral
    (b) Comunicação Oral Curta
    (c) a critério da Comissão Cientifica
    (d) Outras Linguagens.

  • Fonte(s) de financiamento: crédito a órgãos financiadores da pesquisa, se pertinente.
  • Conflito de interesses: Os autores devem informar qualquer potencial conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados a patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo pelos fabricantes. Veja as orientações constantes no item 4 destas regras.

 

2.2. Resumo de Relato de Experiência em Saúde Coletiva
Nos resumos de Relato de Experiência em Saúde Coletiva, o(s) autor(es) deve(m) relatar o objeto da experiência, o contexto no qual ocorreu, a descrição da execução (incluindo período de realização, local e sujeitos envolvidos, técnicas adotadas), análise crítica dos resultados, lições aprendidas e contribuições para a Saúde Coletiva.
Nesta categoria de trabalhos, serão aceitos relatos de experiências que foram desenvolvidas ou estão em curso. Essa categoria não se destina, portanto, à apresentação de resultados de pesquisas científicas.

  • Título: deve ser objetivo, conciso e informativo. O campo deve ser preenchido com LETRAS EM CAIXA ALTA e conter até 170 caracteres, considerando os espaços.
  • Autores: informar nome completo, nome em formato para referência e filiação institucional. Primeiro deve ser informado o autor principal e em seguida, se houver, o(s) coautor(es). Máximo de 10 (dez) autores.
  • Resumo: o texto deve ser objetivo e conciso. Os tópicos a seguir são obrigatórios e possuem campos específicos para preenchimento. Esses campos não devem ser preenchidos com letras em caixa alta. Entre parêntesis, estão o número máximo de caracteres de cada campo, incluindo os espaços.

    Período de Realização (100)
    Objeto da experiência (150)
    Objetivos (300)
    Metodologia (500)
    Resultados (500)
    Análise Crítica (500)
    Conclusões e/ou Recomendações (450)

Observações:

Indicar o período de realização, considerando que não serão aceitas experiências concluídas há mais de três anos.

Gráficos, tabelas, imagens e lista de referências bibliográficas não poderão ser incluídos devido à limitação de espaço.

  • Tema: Selecionar de acordo com a listagem publicada abaixo.
  • Apresentador do trabalho: indicar o nome, a filiação institucional e o correio eletrônico do autor principal ou coautor que apresentará o trabalho.
  • Modalidade preferencial de apresentação: escolher uma das quatro opções disponíveis.

(a) Comunicação Oral
(b) Comunicação Oral Curta
(c) a critério da Comissão Cientifica
(d) Outras Linguagens

  • Fonte(s) de financiamento: crédito a órgãos financiadores da pesquisa, se pertinente.
  • Conflito de interesses: Os autores devem informar qualquer potencial conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados a patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo pelos fabricantes. Veja as orientações constantes no item 4 destas regras.

 

 

3. TEMAS PARA ENVIO DE RESUMOS

» Relato de Experiência
» Relato de Pesquisa

Clique no tema para visualizar a descrição:

   Agravos e Doenças Crônicas
   Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva
   Ambiente e Saúde
   Aspectos Teórico-Conceituais e Metodológicos da Saúde Coletiva
   Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde
   Comunicação e Saúde
   Deficiência, Inclusão e Acessibilidade
   Democracia, Participação e Controle Social na Saúde.
   Desenvolvimento e Saúde.
   Determinação Social, Desigualdades e Promoção da Saúde
   Direitos, Justiça e Saúde
   Doenças Transmissíveis
   Educação e Formação em Saúde
   Estado, Mercado, Políticas Públicas e Saúde
   Ética, Bioética e Integridade em Pesquisa
   Gêneros, Sexualidade e Saúde
   Informação e Tecnologias da Informação em Saúde
   Medicamentos e Assistência Farmacêutica
   Organização da Atenção da Saúde: Modelos, Redes e Regionalização da Saúde
   Planejamento, Gestão e Avaliação na Saúde
   Políticas e Gestão do Trabalho em Saúde
   Produção, Trabalho e Saúde do Trabalhador
   Racionalidades Médicas e Práticas Integrativas Complementares
   Racismo e Saúde
   Saúde Bucal Coletiva
   Saúde dos Povos Indígenas
   Saúde e Ciclos de Vida
   Saúde Internacional, Saúde Global e Diplomacia em Saúde
   Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas
   Saúde, Direitos Humanos e Vulnerabilidades
   Vigilâncias do Campo da Saúde
   Violências e Saúde

  

 

4. CONFLITO DE INTERESSES

Os princípios da ABRASCO incluem o comprometimento com práticas éticas e transparentes. Alguns tipos de interesses que competem ou são conflitantes com esses princípios são barreiras para a submissão de resumos em qualquer dos formatos aceitos pelo congresso. Outros interesses, apesar de não serem barreiras, devem ser declarados como parte de um processo transparente. O preenchimento do campo existente no formulário relativo a conflito de interesses é uma pré-condição para a submissão de resumos. A Comissão Científica se reserva ao direito de recusar resumos de trabalhos que não se adequem aos valores da ABRASCO.
Ao se decidir se há ou não potenciais conflitos de interesse a serem declarados, devem ser considerados:
• Qualquer empresa ou organização que represente qualquer indústria farmacêutica, de tabaco e de alimentos e bebidas; fabricantes de equipamentos e de insumos; prestadores de serviços diagnósticos; corretoras, seguradoras e operadoras de planos de saúde.
• Organização sem fins lucrativos que receba recursos de qualquer empresa privada, ou que tenha eu seu núcleo gestor mais de 25% de membros empregados por (ou associados a) qualquer empresa privada; e
• Organização não governamental de interesse comercial/privado.
Potenciais conflitos incluem as seguintes possibilidades de relação entre o autor e as organizações listadas acima:
• Vínculo empregatício e outras atividades remuneradas: Qualquer vínculo empregatício, consultoria, cargos de diretoria, honorários e outras posições ou associação em qualquer nível.
• Financiamento a projetos e bolsas de pesquisa: Consultorias, bolsas e honorários de apoio à pesquisa, apoio para a participação em conferências e reuniões, ou para cobrir despesas de viagem, acomodação ou publicações. No caso de pessoas vinculadas a instituições acadêmicas, considerar também fontes de financiamento para projetos de pesquisa e outras atividades acadêmicas.
• Serviços honorários: Membro honorário da mesa diretiva ou acionista de empresa.
• Presentes e doações: Presentes, doações e outros benefícios recebidos.
• Outros interesses: Qualquer outro interesse que o autor prefira declarar para preservar a transparência, ou que possa causar comentários adversos, constrangimento ou outra dificuldade caso sejam tornados públicos por meio de terceiros.
Para assegurar a transparência sobre potenciais conflitos de interesse envolvidos no trabalho apresentado, no formulário eletrônico de submissão de resumos, o autor deverá preencher os seguintes campos:
Você tem interesses potencialmente conflitantes a declarar? 1. Sim 2. Não
Em caso afirmativo, detalhe.

 

5. CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE RESUMOS

Além da observância aos requisitos de resumos acima explicitados, o processo de avaliação adotará os seguintes critérios:

  • Adequação aos temas do congresso;
  • Relevância, atualidade e natureza inovadora (nova aplicação/contribuição ao conhecimento existente);
  • Adequação conceitual e metodológica para o alcance dos objetivos e dos resultados;
  • Características do resumo submetido no que se refere à organização, capacidade de síntese e clareza de exposição;
  • Adequação do título;
  • Abordagem de produtos, resultados ou argumentos e sua contribuição ao desenvolvimento da Saúde Coletiva.

Observações:
Resumos que não cumpram com as exigências descritas não serão aceitos.
Resultados com afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados.
Todos os trabalhos ao serem apreciados para a seleção poderão ter sugestões de seus autores quanto à modalidade preferencial de apresentação, contudo, caberá à Comissão Cientifica a decisão final, de acordo com os critérios de avaliação.
Oportunamente, a Comissão Organizadora comunicará aos autores a data, o horário e o local para apresentação dos trabalhos aprovados.
O número de trabalhos aprovados será definido de acordo com os critérios da Comissão Científica e segundo a adequação ao tempo e aos espaços disponíveis para a realização do congresso.
Os resumos recebidos serão publicados nos Anais do Congresso sem edição. Por isso, reforçamos a importância da revisão ortográfica e gramatical no preparo dos mesmos. No mesmo sentido, devem ser observadas as orientações referentes ao padrão para preenchimento do título, do(s) nome(s) de autor(es) e do resumo.

 

6. DATAS E PRAZOS IMPORTANTES

Data limite para envio de resumos: 21 de fevereiro de 2018

Divulgação do resultado da avaliação: A partir de 29 de março de 2018

Prazo para pagamento da taxa de inscrição para autores responsáveis e apresentadores: 9 de maio de 2018

 

7. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS NO CONGRESSO

Os trabalhos aprovados nas duas categorias existentes (Relatos de Pesquisas e Relatos de Experiências em Saúde Coletiva) poderão ser apresentados em três modalidades:


7.1. Comunicação Oral
Os trabalhos aprovados nessa modalidade serão apresentados em sessões temáticas de Comunicação Coordenada, com duração de 90 minutos e seis trabalhos por sessão.
Cada trabalho terá dez minutos para apresentação. Após as apresentações, haverá debate com os respectivos autores mediado por um coordenador, a ser designado pela Comissão Científica.


7.2. Comunicação Oral Curta

Os trabalhos aprovados nessa modalidade serão apresentados em sessões temáticas de Comunicação Coordenada, com duração de 90 minutos e dez trabalhos por sessão.
Cada trabalho terá seis minutos para apresentação. Após as apresentações, haverá debate com os respectivos autores mediado por um coordenador, a ser designado pela Comissão Científica.


7.3. Outras linguagens

No ato da submissão do resumo, o participante deverá especificar qual é a linguagem adotada e o modo como será realizada: artes visuais (fotografia ou vídeo); artes cênicas e literatura (teatro, sarau); artes plásticas; expressão vocal, instrumental e corpo/dança; outras (especificar).
Ressalta-se que devem constar no resumo os materiais (formatos e suportes necessários) referentes à modalidade de apresentação escolhida e ao tempo de necessário para apresentação.

 

8. CERTIFICADOS E PUBLICAÇÃO NOS ANAIS

  • Será disponibilizado on line (na área restrita do autor responsável pelo resumo) apenas um certificado por trabalho aprovado, no qual constarão os nomes de todos os autores e coautores.
  • Certificados de participação serão disponibilizados on line (na aérea restrita) em até 10 dias após o evento. O participante deverá acessar a sua área restrita, utilizando o seu login e a sua senha.
  • Certificados de apresentação de trabalho nas diferentes modalidades serão disponibilizados on line (na área restrita do autor responsável pelo trabalho), no site do congresso, em até 10 dias após o evento.
  • Os anais serão disponibilizados no site do congresso até o final do mês de setembro. O arquivo estará disponível para consulta e download de forma irrestrita. Apenas os trabalhos aprovados e apresentados durante o congresso farão parte da publicação.

 

9. INSTRUÇÕES PARA ENVIO

Antes do envio de seu resumo, faça uma revisão detalhada do texto que será submetido para avaliação. Caso você perceba algum erro após o envio, até o dia 21 de fevereiro de 2018 será permitida a edição do resumo. Para isso, basta acessar a sua área restrita, e, na seção “MEUS TRABALHOS”, clicar no título do trabalho.
Após o prazo para envio, revisão e alteração de resumos, não será permitida mudanças no conteúdo enviado.
Há áreas de acesso restrito no site do Congresso. A área para preparação e envio de resumos é uma delas. Para acessá-la é necessário que o interessado esteja cadastrado no sistema de inscrição do congresso.
Para isso, deve-se preencher o formulário de inscrição disponível no site. Não é necessário efetuar o pagamento da taxa de inscrição. É possível a realização do pagamento após a divulgação da avaliação dos resumos. Entretanto, os valores com desconto possuem tempo limitado!

 

Para cadastrar-se clique aqui

 

Após o cadastro no sistema de inscrição, serão criados um login e uma senha de acesso. Esses dados são imprescindíveis para a submissão de resumos, para o acompanhamento de sua avaliação e/ou, eventualmente, para alterar os resumos de trabalhos submetidos. Além disso, esses dados também serão necessários para acessar os certificados. Guarde o seu login e a sua senha!

 

Formulário para submissão de resumos
Para submeter trabalhos ao processo de avaliação, você deverá acessar o menu restrito "Meus Trabalhos". Caso você não esteja visualizando este menu, é porque ainda não foi reconhecido pelo sistema. Neste caso, proceda conforme as seguintes instruções:

  • Novo usuário

Se você ainda não fez sua inscrição no evento, acesse o menu "Inscrições", à esquerda, e preencha o formulário ao final da página. Lembre-se de ler atentamente as informações contidas nesta página antes de proceder com o cadastro. Ao finalizar o envio do formulário, acesse sua área restrita para que você encontre o menu "Meus Trabalhos", mencionado acima.

  • Usuário já cadastrado

Se você já efetuou sua inscrição, basta acessar sua área restrita, informando o login e a senha correspondentes (nos campos disponíveis no topo site, na barra em amarelo). O login e a senha foram preenchidos por você no momento da inscrição. Caso tenha se esquecido de seus dados de acesso, clique no botão "Lembrar senha" (também exibido no topo do site).

Encontrando maiores dificuldades, entre em contato conosco pelo e-mail trabalhos2018@saudecoletiva.org.br, ou acesse o link "Fale Conosco".

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

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às datas principais


20

dezembro

2017

Primeiro vencimento para inscrições com desconto! Aproveite!

21

fevereiro

2018

Restam 65 dias para que você envie seu resumo!

locais do evento

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