Comunicação Coordenada

23/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC5.10 - PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

38596 - TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA ON-LINE COMO ESPAÇO DE ACOLHIMENTO DO SOFRIMENTO PSÍQUICO E RESGATE DA ESPERANÇA EM TEMPOS PANDÊMICOS NO BRASIL E MUNDO
MILENE ZANONI DA SILVA - ABRATECOM, ADALBERTO DE PAULA BARRETO - APSBRA, MARIA DE OLIVEIRA FERREIRA FILHA - ABRATECOM, MARIA LUCIA DE ANDRADE REIS - CAIFCOM, JOSEFA LOPES RUIZ - UNESP, GREICE MARA MENDES - ABRATECOM


Período de Realização
Março/2020 até os dias atuais.

Objeto da experiência
Implantação, realização e monitoramento das rodas de Terapia Comunitária Integrativa (TCI) on-line no Brasil, América Latina e outros países.

Objetivos
Descrever processo de implantação e monitoramento das rodas de TCI on-line. As rodas têm como objetivo construir/fortalecer vínculos saudáveis, promover saúde mental, estimular empatia e oferecer espaço de escuta para profissionais envolvidos no combate ao Covid-19 e comunidade em geral.

Metodologia
A Terapia Comunitária Integrativa é uma intervenção psicossocial avançada criada na década de 80 no Brasil. Na pandemia, a metodologia das rodas foram adaptadas para serem realizadas de modo virtual, incluindo a produção de documentos, capacitação de terapeutas comunitários, apropriação de tecnologias midiáticas, realização, avaliação e registro. Este relato resulta da parceria da Associação Brasileira de Terapia Comunitária Integrativa com Associação Brasileira e Mundial de Psiquiatria Social.

Resultados
São aproximadamente 70 pessoas, a maioria mulheres (90%), de 37 Polos de Formação realizando rodas de TCI on-line e registro (86%) com mais de 70 mil horas de trabalho voluntariado. A implantação das rodas de TCI on-line envolveu: 1. Contratação da plataforma de webconferência; 2. Construção de diretrizes; 3. Capacitação de terapeutas comunitários; 4. Divulgação de agendas mensais e dos publicização dos resultados obtidos 7. Realização de 100 rodas mensais de rodas de TCI on-line.



Análise Crítica
Durante março/2020 a março/2022 a realização de mais de 2400 rodas de TCI on-line, com a participação aproximadamente 30.000 pessoas oriundas de 16 países, tais como Ucrânia, Rússia, Peru, Colômbia, entre outros. As rodas de TCI on-line estão sendo realizadas em 5 idiomas: português, inglês, francês, espanhol e italiano. A experiência tem evidenciado que as emoções vividas são as mesmas independente da cultura, mostrando que dor e sofrimento não têm fronteiras e nos une como humanidade.

Conclusões e/ou Recomendações
As rodas de TCI on-line na pandemia – em tempos de crise - tem-se apresentado como potente espaço de acolhimento do sofrimento psíquico, promoção da saúde, resgate da esperança, de potencial transformações das adversidades da vida e de superação de si próprio, sendo um recurso inovador para a efetivação da “ODS 3 - Saúde e Bem Estar” tanto no Brasil, como América Latina e outros países, como os em conflitos – Ucrânia e Rússia.