Comunicação Coordenada

21/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC11.1 - EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DO SUS

39586 - POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE, AVALIAÇÃO DOS ÚLTIMOS 10 ANOS: O QUE A REVISÃO DE LITERATURA APRESENTA
SILVIA MARIA NEGREIROS BOMFIM SILVA - DOUTORANDA DO CURSO SAÚDE PÚBLICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, CARMEM EMANUELLY LEITÃO ARAÚJO - DEPARTAMENTO DE SAÚDE COMUNITÁRIA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ / COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA, ROBERTA DUARTE MAIA BARAKAT - DOUTORANDA DO PROGRAMA PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. ROBERTADUMAIA@GMAIL.COM, KILVIA PAULA SOARES MACEDO3 - DOUTORANDA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CUIDADOS CLÍNICOS EM ENFERMAGEM E SAÚDE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. KILVIAPSMACEDO@GMAIL.COM, MM - MM


Apresentação/Introdução
A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), que representa uma estratégia político-pedagógica, ressalta problemas e necessidades da formação e processo de trabalho em saúde. Congrega ensino, atenção à saúde, gestão do sistema, participação e controle social a partir do cotidiano de trabalho no intuito de transformar o contexto para a melhoria do acesso, qualidade e humanização.

Objetivos
Integrar as evidências científicas sobre avaliação da PNEPS nos últimos 10 anos.

Metodologia
Trata-se de uma revisão integrativa, sendo utilizado três bases de dados: PubMed, Lilacs e SciELO. Delineou-se a seguinte pergunta: “Qual a produção científica sobre avaliação da PNEPS nos últimos 10 anos? ”. Procedeu-se as fases: elaboração da pergunta de pesquisa; busca da literatura; seleção de artigos; extração dos dados; avaliação da qualidade metodológica; e integração das evidências. Utilizou-se a estratégia de busca: sistema único de saúde OR política de saúde OR brasil, para amostra do estudo. A seleção foi realizada por dois pesquisadores, e a síntese de resultado elaborado no excel, extraindo as principais informações (método, estratégias, desafios e contribuições).

Resultados
Foram identificados 230 artigos publicados, sendo 153 da PUBMed e 77 Lilacs. A partir da leitura dos resumos, selecionamos 06 para análise do texto completo, por apresentarem conteúdo de avaliação de PNEPS. Foram lidos 224 resumos dos 230 artigos selecionados, encontrados temas sobre Educação Permanente em Saúde, não se referindo a processo de avaliação da PNEPS. Os resultados mostram que os estudos com tema educação continuada tiveram seu ápice no ano de 2004. Quando comparado o montante de pesquisas que trabalham especificamente a avaliação das políticas de educação, percebe-se que há pouca literatura explorada e lacuna sobre o assunto.

Conclusões/Considerações
Quando comparado o montante de pesquisas que trabalham especificamente a avaliação das práticas de educação, percebe-se que há pouca literatura explorada e lacuna sobre o assunto. Relacionar as políticas às conjunturas atuais, mostra-se como avanço a propostas debatidas e implementadas, em processo participativo que contribua para problematização da situação atual e fomenta busca de alternativas.