Sessão Assíncrona


SA4.1 - PARTICIPAÇÃO, CONTROLE SOCIAL E EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

39925 - A EDUCAÇÃO POPULAR NAS TRILHAS DA SAÚDE COLETIVA E DA PROMOÇÃO DA SAÚDE
MONALISA DIAS DE SIQUEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA., MICHELE NEVES MENESES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. ARTICULAÇÃO NACIONAL DE MOVIMENTOS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE/RS., LIAMARA DENISE UBESSI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. ARTICULAÇÃO NACIONAL DE MOVIMENTOS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE/RS., VANIA DIAS CRUZ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA., ELITIELE ORTIZ DOS SANTOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA., LUANA RIBEIRO BORGES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA., TAIS WANGLON MARTINS - ARTICULAÇÃO NACIONAL DE MOVIMENTOS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE/RS., VANDERLÉIA LAODETE PULGA - UNIVERSIDADE FEDERAL FRONTEIRA SUL. ARTICULAÇÃO NACIONAL DE MOVIMENTOS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE/RS., KELLY DANDARA DA SILVA MACEDO - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. ARTICULAÇÃO NACIONAL DE MOVIMENTOS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE/RS., CRISTIANNE MARIA FAMER ROCHA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL.


Período de Realização
Iniciado no ano de 2013 e continua em execução.

Objeto da experiência
Práticas de Educação Popular em Saúde desenvolvida pela AMEPOPS (Articulação de Movimentos em Saúde Sul e Fronteira Oeste)

Objetivos
Analisar o trabalho da Educação Popular para a Promoção da Saúde.

Metodologia
Sistematização de experiências de Promoção da Saúde a partir da Educação Popular em Saúde desenvolvida com trabalhadores, estudantes, associações de bairro e conselhos locais nas áreas de abrangência das Estratégias de Saúde da Família, nos municípios do Rio Grande, Pelotas e Capão do Leão no Rio Grande do Sul. As atividades foram desenvolvidas pela AMEPOPS em parceria com a Rede de Atenção à Saúde.

Resultados
As práticas de educação popular em saúde alcançaram pessoas de diferentes heterogeneidades permitindo a ressignificação do processo de cuidado, das relações e do modelo de sociedade, reconstruindo histórias, fortalecendo espaços de vida e estimulando a autonomia. Fortaleceram potencialidades a partir das vivências, por meio da solidariedade, do coletivo e do viver cotidiano, baseada na amorosidade com a capacidade de se comprometer cooperativamente, comunitariamente e socialmente.

Análise Crítica
A Educação Popular atua na coletividade construindo uma análise crítica em oposição à lógica do individualismo e da concorrência liberal, que considera o indivíduo como único responsável por sua saúde e reduz o papel do estado na organização de políticas públicas. Em um momento de perda de direitos e retrocessos políticos, sociais e de saúde, fortalecer a Educação Popular em Saúde é promover resistência e mudanças para manutenção do SUS público, equitativo, universal e integral.

Conclusões e/ou Recomendações
A Educação Popular é um campo de concepções e práticas e constitui-se em um instrumento metodológico fundamental para uma reorganização mais radical do acesso à saúde, da busca pelo bem viver e da defesa da vida. A Promoção da Saúde considera a complexidade da vida humana e aposta em novas políticas e práticas de intervenção sobre o processo saúde-doença e para uma melhoria da qualidade de vida.