Sessão Assíncrona


SA6.1 - AGENDA 2030, APS E SAÚDE GLOBAL (TODOS OS DIAS)

40646 - ATRIZES SOCIAIS EMPODERADAS POR MEIO DA EDUCAÇÃO: A IMPLEMENTAÇÃO DA AGENDA 2030 EM TERRITÓRIOS VULNERÁVEIS
FLORA CARVALHO DE OLIVEIRA E FREITAS FONSECA - ESCOLA FIOCRUZ DE GOVERNO, WAGNER DE JESUS MARTINS - ESCOLA FIOCRUZ DE GOVERNO


Apresentação/Introdução
Partindo da perspectiva de que a educação transforma as pessoas e as pessoas transformadas podem transformar o mundo, esse relato tem como objetivo apresentar resultados de uma dissertação a respeito do empoderamento social de atrizes sociais a partir da implementação da Agenda 2030 em um território vulnerável, utilizando estratégias de educação popular que valorizam a diversidade e a inclusão.

Objetivos
Compreender se as atrizes sociais de um território vulnerável do DF, foram, de fato, empoderadas por meio da implementação pela Fiocruz do curso de Pós-graduação em Governança Territorial para o Desenvolvimento Saudável em Sustentável.

Metodologia
Essa é uma pesquisa social, qualitativa, exploratória e analítica. Foram considerados como base para analisar as estratégias educacionais propostas pela Fundação e seus modos de implementação, o paradigma freiriano educação libertadora e o aprendizado pela experiência de John Dewey, além da Inteligência Cooperativa e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas. Vale salientar, que o trabalho foi escrito em linguagem neutra e ou no feminino, obedecendo os padrões da norma culta portuguesa sem distanciamento da simplicidade, na tentativa de também por meio da academia, tornar a comunicação mais inclusiva, diversa e efetiva.


Resultados
Utilizando métricas de mensuração de empoderamento social, como as elaboradas pelo Banco Mundial e autores que trabalham com a prospectiva estratégica, buscamos compreender se de fato essas atrizes sociais foram empoderadas pelas estratégias educativas propostas e se as estratégias poderiam ser consideradas como uma inovação com potencial para promoção do desenvolvimento saudável e sustentável. Por fim, verificamos a possibilidade de replicação dessas ações em outros territórios vulneráveis.

Conclusões/Considerações
No atual momento da humanidade, obter um conjunto de melhores práticas e de lições aprendidas para o alcance do desenvolvimento sustentável é fundamental. Portanto, a metodologia de implementação da Agenda 2030 pela Fiocruz, por meio da promoção de ações de educação popular sustentadas na equidade e na compreensão da saúde como sinônimo de vida, pode apoiar o fortalecimento de ações de vigilância popular em saúde, nacional e globalmente.