Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC9.2 - INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ATENÇÃO À SAÚDE

41391 - DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO MÓVEL SOBRE FÍSTULA ARTERIOVENOSA PARA PACIENTES RENAIS CRÔNICOS
ANAILDA FONTENELE VASCONCELOS - UFC, MARIA DA CONCEIÇÃO LIMA PAIVA - UFC, FRANCISCA GEISA SILVA MARTINIANO - UFC, RICARDO JOSÉ SOARES PONTES - UFC


Apresentação/Introdução
A Fistula Arteriovenosa (FAV) trata-se em um acesso vascular usado em hemodiálise e a mesma necessita de alguns cuidados especiais para o seu correto funcionamento. Visto isso, acreditou-se que o desenvolvimento de um aplicativo móvel sobre o tema em questão, configurou-se como uma proposta tecnológica para subsidiar os pacientes com informações relevantes sobre o cuidado com esse acesso vascular.

Objetivos
Desenvolver um aplicativo informativo sobre cuidados com a Fístula Arteriovenosa de pacientes renais crônicos baseada na metodologia Scrum e a de Galvis-Panqueva.

Metodologia
Trata-se de um estudo de desenvolvimento metodológico, de natureza aplicada, caracterizado por um processo de criação de um aplicativo digital realizado em Sobral Ceará no Centro Universitário INTA – UNINTA em janeiro a novembro de 2019. Contou como equipe de desenvolvimento discente do curso de graduação em Enfermagem do Centro Universitário, docente especialista em Enfermagem em Nefrologia, funcionários do setor de Marketing e do Núcleo de Tecnologia da Informação – NTI Sistemas. Para referenciais metodológicos foi usado o método Scrum e a metodologia de Galvis-Panqueva. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética do Centro Universitário INTA-UNINTA, sob número de CAAE 19651119.0.0000.8133.

Resultados
A ferramenta nomeada de CuideFav, trata-se de uma tecnologia móvel para o autocuidado com a Fístula Arteriovenosa. Conta com telas com informações sobre conceito da Fistula Arteriovenosa, complicações e cuidados para proporcionar maior durabilidade à fístula. O aplicativo contribui ainda com conceito da Doença Renal Crônica (DRC), sinais e sintomas, prevenção, diagnósticos, tratamento e as referências usadas para fundamentações do conteúdo ofertado. Salienta-se que o aplicativo não foi disponibilizado em lojas virtuais, pois para isso, precisa passar por outros processos de validações, e outro fator relevante é que ele age na complementação das orientações já fornecidas pelos profissionais.

Conclusões/Considerações
Em suma, a tecnologia desenvolvida vem somar no cuidado desses pacientes contribuindo assim de forma significativa para o autocuidado com o acesso vascular, permitindo a compreensão dos principais cuidados com o acesso. O aplicativo possibilita colaborar com a comunidade científica para que mais estudos possam ser desenvolvidos com essa mesma perspectiva podendo causar impactos até mesmo na redução de sua incidência e ou possíveis complicações.