Comunicação Coordenada

23/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC3.15 - SAÚDE DO IDOSO: DEMANDAS E DESAFIOS PARA A PRODUÇÃO DE CUIDADO

42135 - REFLEXÕES SOBRE OS CUIDADOS PALIATIVOS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: GARANTIA DE DIGNIDADE DE VIDA E MORTE
JULIANA LEITE SILVA - ESP/MG, BERENICE DE FREITAS DINIZ - ESP/MG


Apresentação/Introdução
O presente trabalho, especialmente dedicado ao SUS, teve como motivação a ideia de que só há dignidade de vida quando se cuida do morrer. Assim, investe-se não só de racionalidade e precisão lógica, mas, também, de viés poético, encontrado em meio à dor e ao confronto de sentimentos que a morte provoca.

Objetivos
Discutir a importância dos cuidados paliativos aos usuários, no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Metodologia
Pesquisa bibliográfica, etapa inicial do trabalho, constituída por livros e artigos científicos e pesquisa documental de reportagens de jornal, relatórios de pesquisa e documentos oficiais publicados de 08/12/05 a 30/08/21. Palavras-chaves para busca nas bases de dados da BVS – Bireme, Scielo, PubMed e Capes – de documentos publicados a partir de 2005 (quando foi publicada a primeira portaria nacional sobre o tema, a Portaria nº 2.439 do Ministério da Saúde) e disponíveis em língua portuguesa: Sistema Único de Saúde and cuidados paliativos. A pesquisa também filtrou documentos posteriores coletados em sites oficiais do governo federal e obras de filosofia, psicologia e sociologia da arte.

Resultados
Em linhas gerais, o presente trabalho estabelece a compreensão do que consistem os cuidados paliativos, a aplicabilidade e a imprescindibilidade destes para assegurar dignidade e humanidade no fim da vida, bem como qual é a abrangência destes no SUS. Constatamos que não se encontram no Brasil muitas obras e estudos acerca do tema e é possível que questões políticas e interesses financeiros interfiram nesse aspecto. Infere-se que a indústria farmacêutica, sobretudo, alimenta a ideia, equivocada, de que é possível e necessário manter a vida a qualquer custo, de que todo tratamento é válido e que o preço que se paga por tratamentos pagaria, também, paz e consciência tranquila aos familiares.

Conclusões/Considerações
Acreditamos que devem ser garantidos aos usuários do SUS os cuidados paliativos de forma humanizada, garantindo assim a dignidade da pessoa humana. Ressaltamos que se faz necessária a discussão em um âmbito mais geral sobre o viver e o morrer, de tal forma, que todos nós possamos refletir sobre a finitude da vida e suas implicações quando vier a ocorrer.