Comunicação Coordenada

23/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC5.17 - PLATAFORMAS E RECURSOS NAS RESPOSTAS À COVID-19

42228 - O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NA PANDEMIA DE COVID-19: O CASO DA FIOCRUZ
ANA CRISTINA DA MATTA FURNIEL - FIOCRUZ, ROSANE MENDES - FIOCRUZ, RENATA BERNARDES DAVID - FIOCRUZ, VINÍCIUS DE ARAÚJO OLIVEIRA - FIOCRUZ


Período de Realização
2020 a 2022

Objeto da experiência
A importância dos recursos educacionais abertos (REA) reforçando a educação como um direito de todos (Educação Aberta).

Objetivos
Responder às necessidades de ampliação do acesso, do compartilhamento de conhecimento, da troca de experiências sobre o tema que ainda estava em constantes debates entre os especialistas no contexto da Pandemia do Coronavírus em 2020.

Metodologia
Com diversas ações no campo da ciência, a Fiocruz, lançou o curso Covid-19: manejo da infecção causada pelo novo coronavírus com desafio de capacitar trabalhadores nos serviços de saúde, em um contexto de mudanças frequentes sobre Covid-19. Vários especialistas da Fiocruz foram mobilizados, um diferencial importante para uma primeira formação no tema COVID-19 com textos, videoaulas, e com a revisão técnica de todo o material utilizado.

Resultados
Desenvolveu-se vários cursos contribuindo com a formação demais de 500 mil profissionais de saúde. Todos os conteúdos utilizados foram disponibilizados e/ou construídos com ferramentas de autoria disponíveis na plataforma Educare.Hoje a plataforma disponibiliza mais de 1050 REA para todo país com mais de 2000 visualizações e 880 downloads de REA sobre Coronavírus. Isso reforça a importância da rápida capilarização de conteúdos instrucionais, na ampliação de conteúdos abertos.


Análise Crítica
A educação online representa alternativa viável de manutenção de atividades de ensino aprendizagem, mas revela desafios: as diferenças entre grupos de alunos, aqueles com e sem acesso aos ambientes virtuais; necessidade de apoiar e oferecer condições para manutenção dessas atividades no formato remoto emergencial com mesma qualidade e padrão das aulas presenciais. A Fiocruz tem trabalhado na busca de alternativas para que todos tenham acesso e condições tecnológicas para as aulas remotas



Conclusões e/ou Recomendações
Conclui-se que a associação de REA à educação emancipatória, com conhecimentos abertos, busca superar as injustiças sociais. A justiça social global só será alcançada com a justiça cognitiva, sendo que esta é cultivada pelas ecologias de saberes. Sabemos que muito ainda temos que investir e promover a mudança de paradigma necessária para se alcançar justiça cognitiva. Compartilhar tem mais a ver com acender uma vela com outra a saquear um navio.