Comunicação Coordenada

24/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC11.19 - ABORDAGENS PEDAGÓGICAS PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE

42394 - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE EGRESSOS DE UM CURSO AUTOINSTRUCIONAL SOBRE A CADERNETA DA CRIANÇA
FRANCENILDE SILVA DE SOUSA - UFMA, PAOLA TRINDADE GARCIA - UFMA, DEYSIANNE COSTA DAS CHAGAS - UFMA, CADIDJA DAYANE SOUSA DO CARMO - UFMA, LARISSA DI LEO NOGUEIRA COSTA - UFMA, KAROLINE CORRÊA TRINDADE - UFMA, MIZRAIM NUNES MESQUITA - UFMA, ANA EMÍLIA FIGUEIREDO DE OLIVEIRA - UFMA


Apresentação/Introdução
A Caderneta da Criança é um instrumento de vigilância integral à saúde infantil, atualmente em sua terceira edição, que foi impressa e disponibilizada em março deste ano, em todo território nacional. Contudo, a subutilização desse instrumento é recorrente em todo país, o que ressalta a necessidade de cursos de formação sobre a temática para profissionais envolvidos no cuidado à criança.

Objetivos
Analisar a aprendizagem de profissionais da saúde egressos de um curso autoinstrucional online sobre a atual Caderneta da Criança.

Metodologia
Estudo transversal, descritivo-analítico com 2.366 egressos do curso autoinstrucional “Caderneta da Criança: Instrumento intersetorial para promoção da atenção integral à saúde da criança” ofertado a distância pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA). Coletou-se dados sociodemográficos, laborais, de autoavaliação de aprendizagem e de avaliação diagnóstica, ambos no início (I) e fim (F) do curso, com questionários semiestruturados no ambiente virtual de aprendizagem. A análise dos dados foi realizada pelo teste Wilcoxon, com nível de significância de 5%, no software RStudio versão 4.1.3. Todos os critérios éticos foram atendidos.

Resultados
O perfil sociodemográfico e laboral da amostra foi caracterizado por 84,4% egressos do sexo feminino, 45,5% com idade entre 28 e 40 anos, 62,3% profissionais de nível superior, 76,3% trabalhadores do sistema público de saúde e 69,4% atuantes na Atenção Primária à Saúde. Ao comparar as medianas da autoavaliação de aprendizagem I (Md=4,0) e F (Md=5,0), houve aumento significativo da mediana no momento F (p-valor<0,001). Também foi realizada a comparação das medianas da avaliação diagnóstica nos momentos I (Md=3,0) e F (Md=4,0), e houve aumento significativo no momento F (p-valor<0,001).

Conclusões/Considerações
O curso impactou de forma positiva na aprendizagem dos profissionais de saúde, à medida em que se constatou aumento significativo na autoavaliação de aprendizagem e na avaliação diagnóstica antes e pós- curso, revelando-se como importante contribuição na qualificação de profissionais de saúde sobre este instrumento tão necessário para a garantia da saúde integral das crianças brasileiras.