Sessão Assíncrona


SA1.1 - SAÚDE E AMBIENTE: AGENTES, PROCESSOS, RESISTÊNCIAS E INSURGÊNCIAS (TODOS OS DIAS)

42769 - CAMPONESES ORGANIZADOS NO CAMINHO PARA SEGURANÇA ALIMENTAR
MAYARA SUELIRTA DA COSTA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, ETEL MATIELO - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ


Período de Realização
A experiência foi realizada entre 05 de agosto à 03 de setembro de 2021.

Objeto da experiência
Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi/RN.

Objetivos
Refletir sobre o papel que cumpre o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Apodi/RN na promoção da Segurança Alimentar e Nutricional.

Metodologia
Este trabalho tem caráter descritivo, analítico e reflexivo sobre um relato de experiência durante o estágio de residência multiprofissional. A vivência envolveu estudos, visitas, acompanhamento de agendas e outras atividades envolvendo direção e agricultores e agricultoras associadas ao STTR Apodi/RN. Durante o período de vivência foram realizadas discussões e reflexões com diversos atores sobre o papel que cumpre essa entidade na promoção da Segurança Alimentar e Nutricional.

Resultados
A vivência pode mostrar quatro principais pontos estratégicos que o STTR Apodi/RN atua e que são fundamentais para a promoção da Segurança Alimentar e Nutricional: 1) Participação e cooperação em Políticas Públicas e Direitos; 2) Presença da Intersetorialidade; 3) Construção Participativa, Coletiva e Democrática; e 4) Defesa da Agroecologia.

Análise Crítica
O STTR de Apodi/RN é um espaço de luta e organização dos camponeses e camponesas, sendo reconhecido por desempenhar um papel muito importante na construção de diversas entidades coletivas, como associações e cooperativas. É uma entidade que tem um papel muito forte na organização da agricultura familiar agroecológica, que tem se apresentado como importante setor produtivo para o país e ajuda na garantia da Segurança Alimentar e Nutricional do Brasil.

Conclusões e/ou Recomendações
Espaços como o STTR Apodi/RN, que existem há muitos anos e que foi construído à muitas mãos, são fomentadores da luta por garantia da Segurança Alimentar e Nutricional, tanto no campo, quanto na cidade, em várias dimensões.