
Programa - Comunicação Oral - CO13.18 - Cuidado Integral e Estratégias de Promoção em Saúde
02 DE DEZEMBRO | TERÇA-FEIRA
15:00 - 16:30
15:00 - 16:30
CONSCIÊNCIA SINTÁTICA E DESEMPENHO ESCOLAR: FATORES ASSOCIADOS EM CRIANÇAS DA REDE PÚBLICA
Comunicação Oral
1 UFMG
Apresentação/Introdução
A consciência sintática é uma habilidade fundamental para a alfabetização e o sucesso escolar, influenciando o desenvolvimento da linguagem e o desempenho acadêmico. Além do aspecto educacional, sua influência transcende o ambiente escolar, impactando a inclusão social e o bem-estar das crianças, configurando-se como um importante determinante social da saúde.
Objetivos
Investigar a relação entre consciência sintática, vocabulário, consciência fonológica, desempenho escolar e fatores sociodemográficos em crianças da rede pública, destacando implicações para a saúde coletiva.
Metodologia
Estudo transversal com 117 crianças de 7 a 10 anos, matriculadas do 1º ao 4º ano em escolas públicas de Minas Gerais. Foram aplicados testes padronizados para avaliar consciência sintática, consciência fonológica, vocabulário receptivo e desempenho escolar nas áreas de leitura, escrita e aritmética. Os dados foram analisados por meio dos testes Qui-quadrado e Fisher, adotando nível de significância de p ≤ 0,05, para investigar associações entre as variáveis estudadas.
Resultados
Dos 117 participantes, 50,4% eram do sexo masculino e 49,6% do feminino. A análise revelou associação significativa entre o ano escolar e os testes de julgamento e correção gramatical (p=0,03). O vocabulário receptivo (Tvfusp) apresentou diferenças estatísticas nas provas de julgamento gramatical (p<0,01), correção gramatical (p=0,01) e categorização de palavras (p=0,01). As habilidades em escrita, leitura e aritmética também se associaram aos testes de consciência sintática. Já a consciência fonológica não apresentou relação significativa.
Conclusões/Considerações
A consciência sintática está ligada ao progresso escolar e ao desenvolvimento lexical, influenciando o aprendizado e a inclusão social. Os achados mostram que o vocabulário e escolaridade, influenciados por determinantes sociais, relacionam-se com o desempenho sintático,. Avaliar essa habilidade pode orientar políticas públicas que promovam equidade, reduzam desigualdades e fortaleçam o desenvolvimento infantil.
ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA ENFERMEIROS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE EM RELAÇÃO AO MANEJO E CONTROLE DAS FERIDAS TUMORAIS
Comunicação Oral
1 INCA
Período de Realização
Entre agosto de 2023 e março de 2024
Objeto da produção
Guia para manejo da ferida tumoral maligna cutânea no câncer avançado para enfemeiros(as) da Atenção Primária à Saúde
Objetivos
Elaborar uma proposta de intervenção educativa a partir da compreensão das perspectivas e das necessidades dos(as) enfermeiros(as) atuantes na Atenção Primária à Saúde (APS), no âmbito do município do Rio de Janeiro, em relação ao manejo e controle dos sinais e sintomas de feridas tumorais
Descrição da produção
Pesquisa metodológica realizada em três etapas. Primeiro, conduziu-se entrevistas semiestruturadas com enfermeiros(as) da APS. Utilizou-se a análise de conteúdo na sistematização dos dados. Após, elaborou-se a proposta de intervenção educativa, seguindo a teoria de Wanda Horta, usando a técnica de grupo nominal. Por fim, o conteúdo foi validado por especialistas, utilizando o Método Delphi. Considerou-se válido o conteúdo que atingiu índice de validade de conteúdo (IVC) igual ou superior a 80%.
Resultados
Nas entrevistas evidenciou-se a necessidade de um material educativo com orientações para o manejo de feridas tumorais para os enfermeiros da APS. Com base nesses resultados, um grupo de cinco profissionais elaborou um guia de orientações detalhado, contendo desde a conceituação das feridas tumorais até o manejo dos sintomas mais comuns. Por fim, doze especialistas participaram da etapa de validação do conteúdo do guia, que atingiu consenso após três rodadas.
Análise crítica e impactos da produção
A falta de conhecimento dos enfermeiros da APS gera insegurança e prejudica a assistência prestada aos pacientes com feridas tumorais. A elaboração do guia a partir das necessidades apresentadas pelos profissionais é uma estratégia importante para garantir as informações basilares para a prática clínica. O material após validação foi editorado e disponibilizado para os profissionais. Seu uso promoverá um cuidado mais seguro aos usuários e a diminuição de custos ao sistema de saúde.
Considerações finais
O raciocínio metodológico aplicado promoveu uma escolha mais assertiva sobre o tipo de proposta educativa e os conteúdos mais úteis para a realização de ações de educação permanente para os enfermeiros(as) da APS quanto ao manejo de feridas tumorais. Ademais, acredita-se que o uso adequado do guia poderá promover maior eficiência para os serviços de saúde e fortalecer a rede de atenção de prevenção e controle do câncer.
ORGANIZAÇÃO DO CUIDADO EM SAÚDE BUCAL EM IDOSOS FRÁGEIS COM POLI-INCAPACIDADES OU NECESSIDADES COMPLEXA
Comunicação Oral
1 Missão Sal da Terra
2 Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia
Período de Realização
O período de realização da experiência foi de agosto a outubro de 2021.
Objeto da experiência
Atendimento odontológico domiciliar a idosos frágeis com poli-incapacidades, visando cuidado integral e capacitação da equipe de APS em Uberlândia-MG.
Objetivos
Elaborar manual e plano de cuidados em saúde bucal para idosos frágeis com poli-incapacidades, capacitando cirurgiões-dentistas para atuar junto à Atenção Primária, promovendo cuidado integrado, qualificado e melhoria da saúde e bem-estar desses idosos em seus domicílios.
Metodologia
A experiência consistiu na elaboração de um manual com protocolo assistencial e orientações para o plano de cuidado em saúde bucal voltado a idosos frágeis com poli-incapacidades. A equipe de saúde bucal da Atenção Primária foi capacitada por meio de minicurso online, com pré e pós-teste e vídeo instrucional. A ação visou qualificar o cuidado domiciliar, promover a integração multiprofissional e garantir a aplicação do IVCF-20 como ferramenta para o planejamento dos cuidados.
Resultados
A capacitação contou com 45 profissionais inscritos, dos quais 80% concluíram todas as etapas. Dentre eles, 89% eram cirurgiões-dentistas, 69% TSBs e 73% ASBs. Após a formação, observou-se maior segurança no uso do IVCF-20, no atendimento domiciliar e na elaboração do plano de cuidados. A ação também fortaleceu o vínculo com cuidadores e familiares, resultando em maior adesão e resolutividade no cuidado em saúde bucal.
Análise Crítica
A capacitação técnica e humanizada da equipe de saúde bucal mostrou-se essencial no cuidado a idosos frágeis com necessidades complexas. O uso do IVCF-20 facilitou a identificação de vulnerabilidades, e o plano estruturado permitiu cuidados personalizados. Houve maior integração com a APS, promovendo um cuidado efetivo e centrado no paciente. Reforçou-se a importância da formação contínua e da inclusão da saúde bucal na atenção integral à pessoa idosa.
Conclusões e/ou Recomendações
A experiência evidenciou que capacitar a equipe de saúde bucal para atuar junto à APS no cuidado ao idoso frágil promove maior resolutividade e integração do cuidado. Recomenda-se a institucionalização da formação contínua e do plano de cuidado em saúde bucal, ampliando a abordagem humanizada e centrada na pessoa idosa.
ESTRATÉGIAS INOVADORAS DE CAPTAÇÃO DE DOADORES DE SANGUE NO MATO GROSSO DO SUL: EXPERIÊNCIA DO HEMOSUL NA PROMOÇÃO DA DOAÇÃO VOLUNTÁRIA
Comunicação Oral
1 Fiocrus MS
2 Secretaria de Estado de Saúde (SES)
Período de Realização
Junho de 2024 a junho de 2025
Objeto da experiência
Relato das estratégias de captação e engajamento de doadores voluntários de sangue no estado de Mato Grosso do Sul.
Objetivos
Compartilhar a experiência da Rede Hemosul na implementação de estratégias inovadoras e integradas para aumentar a captação de doadores voluntários, fortalecendo a cultura da doação de sangue no estado e assegurando a manutenção dos estoques nos serviços de hemoterapia.
Descrição da experiência
A Rede Hemosul coordenou ações intersetoriais voltadas à captação de doadores, incluindo campanhas educativas, uso de mídias digitais, parcerias com a atenção primária à saúde, campanhas externas e capacitações de equipes. A experiência envolveu profissionais da saúde, comunicação e gestão pública, com foco em educação em saúde, acolhimento e mobilização social para fortalecimento da cultura da doação.
Resultados
As estratégias resultaram em aumento do número de doadores em períodos críticos e maior adesão a campanhas externas. A comunicação digital facilitou o acesso à informação. As parcerias com a atenção primária ampliaram o alcance das ações educativas nos territórios. Observou-se o retorno de doadores eventuais, maior participação de jovens e fortalecimento da cultura da doação nos municípios atendidos pela Rede Hemosul.
Aprendizado e análise crítica
A experiência demonstrou que a articulação entre serviços hemoterápicos, atenção primária e comunicação em saúde potencializa o alcance das estratégias de captação. A sensibilização comunitária requer abordagem contínua, linguagem acessível e ações territoriais. A escuta ativa da população e a inovação foram fundamentais para superar mitos, resistências e desinformações.
Conclusões e/ou Recomendações
Recomenda-se a adoção contínua de estratégias de comunicação e articulação intersetorial nos serviços de hemoterapia, com ênfase na atenção primária como ponte entre comunidade e hemocentro. O investimento em tecnologias educacionais e o fortalecimento da comunicação em saúde são caminhos promissores para ampliar o número de doadores regulares e assegurar a segurança transfusional.
PROJETO CORAÇÃO SOLIDÁRIO: UMA EXTENSÃO DA AÇÃO INTERNACIONAL HEART FOR HOMELESS (H4H)
Comunicação Oral
1 UESC
Período de Realização
As atividades foram realizadas no período de agosto de 2024 a março de 2025.
Objeto da experiência
Promoção do bem estar de populações vulneráveis por meio de aferições da pressão arterial, educação em saúde e compartilhamento de experiências.
Objetivos
Este estudo visa compreender o perfil de saúde da população próxima à Universidade Estadual de Santa Cruz, instituição à qual estamos vinculados, especialmente no que diz respeito às comorbidades associadas à pressão arterial.
Metodologia
O projeto atuou no bairro Salobrinho (Ilhéus-BA) com aferição de pressão arterial, escuta qualificada e orientações em saúde. Foram distribuídos panfletos com informações sobre HAS: causas, sinais e sintomas de como identificar PA alta, medidas preventivas e condutas diante de alterações identificáveis. Também houve ações educativas no CRAS e hemocentros, registro e mapeamento dos dados da população atendida, para acompanhamento longitudinal e organização das ações de saúde.
Resultados
O projeto foi idealizado como ação extensionista teórico-prática, aplicando o conhecimento médico das docentes e inserindo estudantes de medicina na realidade das comunidades locais de Ilhéus-BA. Foram desenvolvidas habilidades semiológicas e técnicas como aferição de pressão arterial e educação em saúde, além do desenvolvimento de competências psicossociais, como a comunicação estudante-paciente, empatia, ética e humanização do cuidado, essenciais para a formação médica centrada no sujeito.
Análise Crítica
O projeto destacou-se em sua proposta de levar cuidado a populações vulneráveis, reafirmando o princípio de universalidade assegurado pelo SUS. As atividades bem orquestradas e a prática do acolhimento humanizado contribuíram para o entendimento da importância das ações direcionadas e da efetivação da empatia. Ademais, a troca de conhecimentos entre beneficiários e acadêmicos possibilitou o protagonismo no autocuidado pela comunidade e saberes populares para a promoção da saúde.
Conclusões e/ou Recomendações
O Projeto Coração Solidário faz parte de uma iniciativa internacional e cumpriu com sua função de contribuir com a promoção do bem-estar das comunidades e das populações vulneráveis. Este projeto buscou não apenas fornecer dados valiosos sobre a saúde da comunidade, mas também promover a conscientização e a educação em saúde entre seus membros, visando melhorar sua qualidade de vida e prevenir complicações relacionadas à pressão arterial elevada.
POTÊNCIAS E FRAGILIDADES DA ASSISTÊNCIA PARA ALÉM DOS MUROS DO HOSPITAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Comunicação Oral
1 Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Período de Realização
As visitas aos dispositivos de saúde e assistência aconteceram durante o período de Maio a Dezembro de 2024.
Objeto da experiência
A atividade prática de Atenção Básica do curso de Especialização Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso realizado no HCFMB.
Objetivos
A partir das discussões sobre determinação social da saúde, o presente trabalho objetiva relatar a experiência da atividade prática de atenção básica, considerando o conhecimento dos dispositivos da rede de saúde, assistência e fiscalização como parte de uma atuação crítica no serviço terciário.
Descrição da experiência
Nesta prática foram realizadas 25 visitas, nas quais avaliamos os seguintes aspectos nos serviços: composição da equipe, estrutura, articulações com a rede, população atendida, cuidados oferecidos e impressões gerais. As supervisões eram realizadas mensalmente para discutir as impressões dos serviços visitados, considerando os aspectos mencionados, a relação com nossa atuação prática no serviço terciário e os desafios e limites de atuação identificados durante o diálogo com os profissionais.
Resultados
Com o intuito de sintetizar as informações coletadas, foram elaborados três quadros explicativos explicitando o público atendido, os serviços prestados e a modalidade de acesso de cada local visitado. No decorrer das atividades, identificamos que os principais entraves destacados pelos trabalhadores para a sua atuação profissional, foram: falta de recursos humanos; alta demanda; falta de estrutura adequada; encaminhamentos indevidos por desconhecimento dos objetivos do serviço; entre outros.
Aprendizado e análise crítica
Considerando o principal cenário de atuação profissional no curso o espaço hospitalar, discutimos três pontos de reflexão a partir da experiência: 1) O hospital como um ponto de atenção à saúde; 2) O hospital como espaço de promoção de saúde e 3) O hospital como espaço de formação profissional. As estratégias para mudança pontuadas em cada tópico incluem espaços de reflexão sobre processos de trabalho, prevenção e promoção de saúde através da educação em saúde crítica e educação continuada.
Conclusões e/ou Recomendações
A experiência teve impactos significativos na formação e atuação profissional dentro do programa de especialização, uma vez que suscitou questionamentos críticos acerca dos processos de trabalho naturalizados dentro do hospital, e abriu margem para visualizarmos a realidade regional e municipal do SUS, serviços de assistência e fiscalização. Além de fortalecer perspectivas ampliadas sobre o processo saúde-doença-atenção no contexto hospitalar.

Realização: