Programa - Outras Linguagens - OL3 - Contando Saberes e Formações
02 DE DEZEMBRO | TERÇA-FEIRA
15:00 - 16:30
CONHECIMENTOS E SABERES DE SAÚDE BUCAL EM CENA: FORMAÇÃO PARA CRIANÇAS, EDUCADORES, CUIDADORES E ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA.
Outras linguagens
Cunha, K. M. B. da1, Neto, J. A. de L.1, Dutra, J.C.de F.1, Ramos, L.A. da C.1, Thompson, M.B.K.1, Souza, M.M.1, Franco, L.L.M.M.1, Freire, M. de S.1, Vieira, L.D.S.1, Peixoto, M.L.B.P.1
1 Faculdade Aria
Período de Realização
A peça teatral foi realizada em maio de 2025, em escola de ensino fundamental e órgão governamental.
Objeto da produção
A produção consiste em peça teatral voltada para crianças, educadores e cuidadores, em uma abordagem lúdica, na perspectiva da educação em saúde.
Objetivos
Apresentar produção artística de educação em saúde, em extensão curricular, para promoção da saúde bucal das crianças, educadores, cuidadores e refletir sobre a formação acadêmica em odontologia, no processo de elaboração e desenvolvimento desta peça, a partir de conhecimentos e saberes em cena.
Descrição da produção
A produção artística consiste em uma peça teatral com os personagens: Narrador, Tico, Teca, Dudu Dentinho, Lola Escovinha e Zilda Bactéria. Na história, Tico perde sua escova e deixa seus dentes vulneráveis. Zilda representa a sujeira, enquanto Lola ensina a importância da higiene bucal. Com músicas em estilo musical beatbox, em formato de percussão vocal, diálogos divertidos e ações interativas, a peça promove o aprendizado de hábitos saudáveis, de forma lúdica.
Resultados
A peça teatral auxiliou as crianças entenderem sobre alimentação saudável e visitas ao cirurgião-dentista, para o cuidado em saúde bucal. A atividade educativa sensibilizou quanto aos cuidados pessoais, o que repercutirá nas condições de saúde bucal ao longo da vida. Também envolveu educadores e cuidadores, mostrando que abordagens lúdicas são eficazes na formação de hábitos saudáveis. Além, da potência para a formação dos acadêmicos em odontologia, quanto o papel da educação em saúde.
Análise crítica da produção
A narrativa, ambientada na boca do personagem Tico, aborda de forma criativa, sua vulnerabilidade, quando a escova de dentes é esquecida, ilustrando o risco de formação de biofilme e cárie. A história resolve o conflito com a recuperação da escova, reforçando a importância do cuidado bucal. A ambientação e os personagens estimulam a reflexão sobre hábitos diários, e a abordagem lúdica contribui para a formação cultural e o cuidado com a saúde da boca.
Considerações finais
Considera-se que a atividade educativa em saúde, em cena, despertou as crianças para cuidados pessoais, formação de hábitos saudáveis desde a infância, assim como de seus educadores e cuidadores. Ressalta-se ainda que peça teatral de caráter lúdico contribuiu para a formação dos acadêmicos de odontologia, por compreenderem neste processo de elaboração e desenvolvimento, a relevância da educação em saúde, para o cuidado em saúde bucal.
CONVERSA DESENHADA: MEMÓRIA CRÍTICA, AFETIVA E POLÍTICA ILUSTRADA NA CARAVANA FORMASUS
Outras linguagens
Fernandes, R.W.T1, Cordeiro, E.S1, Chaves, S.M1, Araujo, L.E.A1, Sobreira, T.G.P1, Costa, R.V2
1 MS
2 Escola de Governo Fiocruz Brasília - DF
Período de Realização
Outubro de 2024 a março de 2025, durante a Caravana FormaSUS em todas as regiões do Brasil.
Objeto da produção
Série de ilustrações de produção manual e artesanal que retratam, de forma crítica e sensível, as vivências e temas discutidos na Caravana FormaSUS.
Objetivos
Sensibilizar públicos da educação em saúde e da saúde coletiva, comunicar os resultados das discussões promovidas pela Caravana FormaSUS, propor reflexão crítica sobre a formação em saúde no SUS e mobilizar sujeitos e territórios a partir da linguagem artística e da construção coletiva de saberes.
Descrição da produção
A produção reúne ilustrações feitas durante as 7 Caravanas FormaSUS, coordenadas pela SGTES/MS. Os desenhos refletem vivências, falas e temas debatidos nos encontros, funcionando como registros sensíveis e críticos. Ficha técnica: Ilustrador – Ricardo Wagner; Curadoria – Larissa Almeida, Ralfe Viana, Sabrina Chaves e Tamara Sobreira. Acesso: [https://encurtador.com.br/y5KUq](https://encurtador.com.br/y5KUq). Exposição digital de cartazes. Necessários: tela ou projetor, computador.
Resultados
A produção resultou em um conjunto de ilustrações sobre integração ensino-serviço-comunidade que serão utilizadas em materiais didáticos, rodas de conversa e redes sociais, contribuindo para ampliar o alcance das discussões da Caravana FormaSUS. As imagens provocam identificação e engajamento entre estudantes, docentes, gestores e movimentos sociais, funcionando como instrumento de comunicação, formação, mobilização e despertam reflexões sobre justiça social e potencialidades nos territórios.
Análise crítica da produção
A produção revela a potência da arte como linguagem política e pedagógica na saúde coletiva. As ilustrações permitiram registrar aspectos que muitas vezes escapam dos textos técnicos: afetos, tensões, diversidade e escuta. O trabalho contribui para a valorização da cultura como dimensão da formação em saúde. A abordagem gráfica mostrou-se eficaz para promover participação crítica e dar visibilidade às vozes que constroem o SUS nos territórios.
Considerações finais
A experiência da produção reforça a importância de integrar outras linguagens como arte e cultura para a formação em saúde. As ilustrações da Caravana FormaSUS atuam como dispositivos de escuta, cuidado e mobilização, reafirmando o SUS como espaço de criação coletiva. Registrar o vivido em traços é também transformar o cotidiano em memória crítica, reforçando a arte como ferramenta de participação popular e construção de políticas públicas.
EDPOPSUS: CURRÍCULO ILUSTRADO
Outras linguagens
Nespoli, G.1, Silva, M. R. F. da2, Fernandes, R. W. T.3, Scher, I. S.1, Lopes, M. R. L.1, Coutinho, M. M. de A. R.1, Pekelman, R.2
1 EPSJV/Fiocruz
2 DGIP/SE/MS
3 Fiocruz
Período de Realização
Abril de 2024 a agosto de 2024.
Objeto da produção
A construção do currículo ilustrado do Curso de Educação Popular em Saúde, o EdPopSUS.
Objetivos
O Currículo Ilustrado do EdPopSUS é um dispositivo de divulgação do curso de Educação Popular em Saúde, de seus princípios, objetivos e temas, que integra a arte como dimensão comunicativa capaz de ativar a imaginação, a criatividade e o compromisso político com o direito à saúde.
Descrição da produção
O produto consiste no Currículo Ilustrado do EdPopSUS, que desde 2013 é estratégia de implementação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde. No contexto de retomada da Política, de revisão curricular e de construção de um novo material educativo, foi realizada uma oficina com coordenadores, articuladores, educadores e educandos das edições anteriores do curso, que resultou em um lindo registro, feito por meio da conversa desenhada pelas mãos de um artista popular.
Resultados
A conversa desenhada foi registrada em paineis que ilustram as etapas do currículo, concebido como uma travessia, de um ponto de partida a um ponto de chegada, passando por cinco trilhas: da história e da memória, da cultura, da democracia, da vigilância popular em saúde, da atenção e do cuidado. O Currículo Ilustrado tem a arte como expressão de ideias que delimitam uma proposta formativa que visa, dentre outras coisas, produzir encantamentos e admiração do mundo no sentido de transformá-lo.
Análise crítica da produção
O Currículo Ilustrado, articulando ilustrações e textos, apresenta o EdPopSUS por meio de uma linguagem que liberta a educação popular das grades que enquadram as propostas pedagógicas, dando fluidez à imaginação e à criatividade, possibilitando a reinvenção das experiências formativas. As entrelinhas e espaços em branco permitem a criação de outras ideias, trilhas, cursos e travessias que, coerentes com os princípios da educação popular, sejam capazes de fortalecer o direito à saúde.
Considerações finais
O Currículo Ilustrado do EdPopSUS tem sido distribuído em eventos, tendas, reuniões de implementação do curso nos estados, instituições gestoras, formadoras e, sobretudo, para os educadores e educandos. As ilustrações da conversa desenhada fixam instantes de um processo coletivo e estabelecem uma comunicação que passa pelo olhar, que deve percorrer os detalhes de uma linguagem sensível à pedagogia crítica da educação popular.
UM CONTO VIRAL - UMA HISTÓRIA EM QUADRINHO (HQ) PARA O ENSINO DA VIROLOGIA NO ENSINO MÉDIO
Outras linguagens
da Cunha, C. D. S.1, da Silva, L. F.1, de Jesus, T. C. M.1, Francisco, L. A. C.1, Silverio, Y. A. C.1, Assis, L. L.1, Barcellos, L. F.2, Mendes, A. C. O.3, da Silva, L. H. P.1, Santos, D. R. L.1
1 UFRRJ
2 UERJ
3 Fundação Osório
Período de Realização
O presente trabalho foi realizado no período de janeiro a maio de 2025.
Objeto da produção
O presente trabalho trata-se de uma História em Quadrinho (HQ) produzida pelo projeto "Virologia à vista: Horizontes para a Ciência, Arte e Educação"
Objetivos
Desenvolver uma HQ como recurso didático para o ensino da virologia no Ensino Médio, com abordagem que integre conceitos científicos e sociais e avaliar a percepção dos estudantes sobre o uso de HQs como ferramenta didática.
Descrição da produção
A HQ foi elaborada no contexto do projeto de extensão "Virologia à vista: Horizontes para a Ciência, Arte e Educação" da UFRRJ. O projeto conta com uma equipe interinstitucional e interdisciplinar de docentes e alunos dos cursos de licenciatura em biologia, medicina veterinária e belas artes. O projeto discute o aprendizado lúdico, especialmente no que se refere à virologia no Ensino Médio. Diante disso, elaboramos coletivamente um roteiro que foi ilustrado pelos estudantes de Belas Artes.
Resultados
A produção resultou na elaboração de um roteiro que aborda conceitos básicos sobre os vírus, como: tempo de existência, tamanho, diferenças morfológicas, formas de transmissão e prevenção, e aspectos sociais como racismo ambiental. Este roteiro foi amplamente discutido entre os membros da equipe para que mantivesse o rigor científico, assim como, a liberdade de expressão criativa dos ilustradores.
Análise crítica da produção
A abordagem interdisciplinar enriquece o conteúdo, trazendo uma perspectiva mais ampla e criativa. A elaboração coletiva do roteiro valoriza tanto o rigor científico quanto a liberdade criativa. Isso é importante para criar materiais didáticos que sejam ao mesmo tempo informativos e atrativos visualmente, o que pode aumentar o engajamento dos estudantes. Os temas favorecem uma compreensão mais crítica e contextualizada. O projeto promove uma aprendizagem mais lúdica e socialmente consciente.
Considerações finais
O projeto de extensão e pesquisa “Virologia à vista: Horizontes para Ciência, Arte e Educação” da UFRRJ, possui caráter interinstitucional e interdisciplinar, e visa a educação emancipadora para promoção da saúde, a partir das contribuições da pedagogia freiriana. Essa abordagem redimensiona o papel de cada cidadão como sujeito responsável pela própria saúde, além disso, promove o dialogismo crítico e criativo para a reflexão crítica da realidade.