Programa - Outras Linguagens - OL3 - Contando Saberes e Formações
02 DE DEZEMBRO | TERÇA-FEIRA
15:00 - 16:30
15:00 - 16:30
CONHECIMENTOS E SABERES DE SAÚDE BUCAL EM CENA: FORMAÇÃO PARA CRIANÇAS, EDUCADORES, CUIDADORES E ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA.
Outras linguagens
1 Faculdade Aria
Período de Realização
A peça teatral foi realizada em maio de 2025, em escola de ensino fundamental e órgão governamental.
Objeto da produção
A produção consiste em peça teatral voltada para crianças, educadores e cuidadores, em uma abordagem lúdica, na perspectiva da educação em saúde.
Objetivos
Apresentar produção artística de educação em saúde, em extensão curricular, para promoção da saúde bucal das crianças, educadores, cuidadores e refletir sobre a formação acadêmica em odontologia, no processo de elaboração e desenvolvimento desta peça, a partir de conhecimentos e saberes em cena.
Descrição da produção
A produção artística consiste em uma peça teatral com os personagens: Narrador, Tico, Teca, Dudu Dentinho, Lola Escovinha e Zilda Bactéria. Na história, Tico perde sua escova e deixa seus dentes vulneráveis. Zilda representa a sujeira, enquanto Lola ensina a importância da higiene bucal. Com músicas em estilo musical beatbox, em formato de percussão vocal, diálogos divertidos e ações interativas, a peça promove o aprendizado de hábitos saudáveis, de forma lúdica.
Resultados
A peça teatral auxiliou as crianças entenderem sobre alimentação saudável e visitas ao cirurgião-dentista, para o cuidado em saúde bucal. A atividade educativa sensibilizou quanto aos cuidados pessoais, o que repercutirá nas condições de saúde bucal ao longo da vida. Também envolveu educadores e cuidadores, mostrando que abordagens lúdicas são eficazes na formação de hábitos saudáveis. Além, da potência para a formação dos acadêmicos em odontologia, quanto o papel da educação em saúde.
Análise crítica da produção
A narrativa, ambientada na boca do personagem Tico, aborda de forma criativa, sua vulnerabilidade, quando a escova de dentes é esquecida, ilustrando o risco de formação de biofilme e cárie. A história resolve o conflito com a recuperação da escova, reforçando a importância do cuidado bucal. A ambientação e os personagens estimulam a reflexão sobre hábitos diários, e a abordagem lúdica contribui para a formação cultural e o cuidado com a saúde da boca.
Considerações finais
Considera-se que a atividade educativa em saúde, em cena, despertou as crianças para cuidados pessoais, formação de hábitos saudáveis desde a infância, assim como de seus educadores e cuidadores. Ressalta-se ainda que peça teatral de caráter lúdico contribuiu para a formação dos acadêmicos de odontologia, por compreenderem neste processo de elaboração e desenvolvimento, a relevância da educação em saúde, para o cuidado em saúde bucal.
CONVERSA DESENHADA: MEMÓRIA CRÍTICA, AFETIVA E POLÍTICA ILUSTRADA NA CARAVANA FORMASUS
Outras linguagens
1 MS
2 Escola de Governo Fiocruz Brasília - DF
Período de Realização
Outubro de 2024 a março de 2025, durante a Caravana FormaSUS em todas as regiões do Brasil.
Objeto da produção
Série de ilustrações de produção manual e artesanal que retratam, de forma crítica e sensível, as vivências e temas discutidos na Caravana FormaSUS.
Objetivos
Sensibilizar públicos da educação em saúde e da saúde coletiva, comunicar os resultados das discussões promovidas pela Caravana FormaSUS, propor reflexão crítica sobre a formação em saúde no SUS e mobilizar sujeitos e territórios a partir da linguagem artística e da construção coletiva de saberes.
Descrição da produção
A produção reúne ilustrações feitas durante as 7 Caravanas FormaSUS, coordenadas pela SGTES/MS. Os desenhos refletem vivências, falas e temas debatidos nos encontros, funcionando como registros sensíveis e críticos. Ficha técnica: Ilustrador – Ricardo Wagner; Curadoria – Larissa Almeida, Ralfe Viana, Sabrina Chaves e Tamara Sobreira. Acesso: [https://encurtador.com.br/y5KUq](https://encurtador.com.br/y5KUq). Exposição digital de cartazes. Necessários: tela ou projetor, computador.
Resultados
A produção resultou em um conjunto de ilustrações sobre integração ensino-serviço-comunidade que serão utilizadas em materiais didáticos, rodas de conversa e redes sociais, contribuindo para ampliar o alcance das discussões da Caravana FormaSUS. As imagens provocam identificação e engajamento entre estudantes, docentes, gestores e movimentos sociais, funcionando como instrumento de comunicação, formação, mobilização e despertam reflexões sobre justiça social e potencialidades nos territórios.
Análise crítica da produção
A produção revela a potência da arte como linguagem política e pedagógica na saúde coletiva. As ilustrações permitiram registrar aspectos que muitas vezes escapam dos textos técnicos: afetos, tensões, diversidade e escuta. O trabalho contribui para a valorização da cultura como dimensão da formação em saúde. A abordagem gráfica mostrou-se eficaz para promover participação crítica e dar visibilidade às vozes que constroem o SUS nos territórios.
Considerações finais
A experiência da produção reforça a importância de integrar outras linguagens como arte e cultura para a formação em saúde. As ilustrações da Caravana FormaSUS atuam como dispositivos de escuta, cuidado e mobilização, reafirmando o SUS como espaço de criação coletiva. Registrar o vivido em traços é também transformar o cotidiano em memória crítica, reforçando a arte como ferramenta de participação popular e construção de políticas públicas.
EDPOPSUS: CURRÍCULO ILUSTRADO
Outras linguagens
1 EPSJV/Fiocruz
2 DGIP/SE/MS
3 Fiocruz
Período de Realização
Abril de 2024 a agosto de 2024.
Objeto da produção
A construção do currículo ilustrado do Curso de Educação Popular em Saúde, o EdPopSUS.
Objetivos
O Currículo Ilustrado do EdPopSUS é um dispositivo de divulgação do curso de Educação Popular em Saúde, de seus princípios, objetivos e temas, que integra a arte como dimensão comunicativa capaz de ativar a imaginação, a criatividade e o compromisso político com o direito à saúde.
Descrição da produção
O produto consiste no Currículo Ilustrado do EdPopSUS, que desde 2013 é estratégia de implementação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde. No contexto de retomada da Política, de revisão curricular e de construção de um novo material educativo, foi realizada uma oficina com coordenadores, articuladores, educadores e educandos das edições anteriores do curso, que resultou em um lindo registro, feito por meio da conversa desenhada pelas mãos de um artista popular.
Resultados
A conversa desenhada foi registrada em paineis que ilustram as etapas do currículo, concebido como uma travessia, de um ponto de partida a um ponto de chegada, passando por cinco trilhas: da história e da memória, da cultura, da democracia, da vigilância popular em saúde, da atenção e do cuidado. O Currículo Ilustrado tem a arte como expressão de ideias que delimitam uma proposta formativa que visa, dentre outras coisas, produzir encantamentos e admiração do mundo no sentido de transformá-lo.
Análise crítica da produção
O Currículo Ilustrado, articulando ilustrações e textos, apresenta o EdPopSUS por meio de uma linguagem que liberta a educação popular das grades que enquadram as propostas pedagógicas, dando fluidez à imaginação e à criatividade, possibilitando a reinvenção das experiências formativas. As entrelinhas e espaços em branco permitem a criação de outras ideias, trilhas, cursos e travessias que, coerentes com os princípios da educação popular, sejam capazes de fortalecer o direito à saúde.
Considerações finais
O Currículo Ilustrado do EdPopSUS tem sido distribuído em eventos, tendas, reuniões de implementação do curso nos estados, instituições gestoras, formadoras e, sobretudo, para os educadores e educandos. As ilustrações da conversa desenhada fixam instantes de um processo coletivo e estabelecem uma comunicação que passa pelo olhar, que deve percorrer os detalhes de uma linguagem sensível à pedagogia crítica da educação popular.
UM CONTO VIRAL - UMA HISTÓRIA EM QUADRINHO (HQ) PARA O ENSINO DA VIROLOGIA NO ENSINO MÉDIO
Outras linguagens
1 UFRRJ
2 UERJ
3 Fundação Osório
Período de Realização
O presente trabalho foi realizado no período de janeiro a maio de 2025.
Objeto da produção
O presente trabalho trata-se de uma História em Quadrinho (HQ) produzida pelo projeto "Virologia à vista: Horizontes para a Ciência, Arte e Educação"
Objetivos
Desenvolver uma HQ como recurso didático para o ensino da virologia no Ensino Médio, com abordagem que integre conceitos científicos e sociais e avaliar a percepção dos estudantes sobre o uso de HQs como ferramenta didática.
Descrição da produção
A HQ foi elaborada no contexto do projeto de extensão "Virologia à vista: Horizontes para a Ciência, Arte e Educação" da UFRRJ. O projeto conta com uma equipe interinstitucional e interdisciplinar de docentes e alunos dos cursos de licenciatura em biologia, medicina veterinária e belas artes. O projeto discute o aprendizado lúdico, especialmente no que se refere à virologia no Ensino Médio. Diante disso, elaboramos coletivamente um roteiro que foi ilustrado pelos estudantes de Belas Artes.
Resultados
A produção resultou na elaboração de um roteiro que aborda conceitos básicos sobre os vírus, como: tempo de existência, tamanho, diferenças morfológicas, formas de transmissão e prevenção, e aspectos sociais como racismo ambiental. Este roteiro foi amplamente discutido entre os membros da equipe para que mantivesse o rigor científico, assim como, a liberdade de expressão criativa dos ilustradores.
Análise crítica da produção
A abordagem interdisciplinar enriquece o conteúdo, trazendo uma perspectiva mais ampla e criativa. A elaboração coletiva do roteiro valoriza tanto o rigor científico quanto a liberdade criativa. Isso é importante para criar materiais didáticos que sejam ao mesmo tempo informativos e atrativos visualmente, o que pode aumentar o engajamento dos estudantes. Os temas favorecem uma compreensão mais crítica e contextualizada. O projeto promove uma aprendizagem mais lúdica e socialmente consciente.
Considerações finais
O projeto de extensão e pesquisa “Virologia à vista: Horizontes para Ciência, Arte e Educação” da UFRRJ, possui caráter interinstitucional e interdisciplinar, e visa a educação emancipadora para promoção da saúde, a partir das contribuições da pedagogia freiriana. Essa abordagem redimensiona o papel de cada cidadão como sujeito responsável pela própria saúde, além disso, promove o dialogismo crítico e criativo para a reflexão crítica da realidade.
NA TRILHA DA CARAVANA FORMASUS: ENCONTROS E NARRATIVAS SOBRE O SUS ESCOLA QUE QUEREMOS PARA O BRASIL
Outras linguagens
1 MS
Período de Realização
Outubro de 2024 a março de 2025, durante a Caravana Forma SUS, coordenada pela SGTES/MS.
Objeto da produção
Série documental em formato de entrevista que retrata, de forma crítica e afetiva, as diferentes realidades do SUS como espaço formativo.
Objetivos
Promover reflexão crítica sobre integração ensino-serviço-comunidade; comunicar de forma audiovisual as vivências e aprendizados da Caravana FormaSUS; refletir criticamente os efeitos das iniquidades e assimetrias sociais em saúde.
Descrição da produção
A série documental agrega entrevistas realizadas em diversas instituições e equipamentos sociais simbólicos dos territórios, como universidades, museus e instalações do Ministério da Saúde (MS). Foram produzidas oito entrevistas em 7 capitais do país, com participantes da Caravana FormaSUS e veiculadas no canal oficial do MS no You Tube. Para ampliar o acesso aos conteúdos, foram divulgados também em redes sociais institucionais e pessoais.
Resultados
Das oito entrevistas produzidas, cinco já encontram-se disponíveis e somam 1.521 visualizações (dados de 15/06/2025). As temáticas das entrevistas dialogam aspectos fundamentais para o pensar saúde como a interiorização da formação, participação social, ancestralidade e equidade em saúde. Foi possível aprofundar também sobre as singularidades do SUS enquanto escola nos territórios, dialogando de maneira afetiva, crítica e política as diferentes experiências vinculadas à saúde pública brasileira.
Análise crítica da produção
A série revela desafios e experiências exitosas no fazer saúde frente às desigualdades sociais, destacando sujeitos historicamente vulnerabilizados e a luta por uma saúde equânime para a população brasileira. A linguagem audiovisual amplia o acesso aos debates e potencializa o diálogo entre as políticas públicas e os territórios, potencializando a formação em saúde e o SUS como escola.
Considerações finais
A produção artística em saúde mobiliza olhares interseccionais, interculturais e saberes populares, valorizando a democracia. Ao registrar atores que produzem saúde e reorientam a formação em seus territórios, a série fortalece o compromisso com a educação e justiça social, fomentadas nas sete edições da Caravana FormaSUS. https://youtube.com/playlist?list=PL_rQTI99G4P855gHiFtGXwKaU8rpRORCT&si=Hm0YeyuNqM45zxv6
Realização: