
Programa - Comunicação Oral Curta - COC13.6 - Educação Permanente em Saúde: Estratégias, Experiências e Transformações no SUS
03 DE DEZEMBRO | QUARTA-FEIRA
08:30 - 10:00
08:30 - 10:00
O IMPACTO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NO AUMENTO DAS NOTIFICAÇÕES NO MUNICÍPIO DE TANGUÁ (RJ) NO ANO DE 2024
Comunicação Oral Curta
1 SMS TANGUA
Período de Realização
Período de realização da experiência: As ações foram realizadas entre os anos de 2022-2024.
Objeto da experiência
Notificações compulsórias realizadas pelos serviços municipais de saúde.
Objetivos
Apresentar o impacto da educação permanente no aumento das notificações compulsórias no município de Tanguá (RJ) no ano de 2024.
Metodologia
Durante os anos de 2022 e 2023 a vigilância epidemiológica municipal realizou diversas ações visando melhoria na realização das notificações compulsórias: roda de conversa nas unidades de saúde, participação em eventos como seminários e palestras, elaboração de materiais contendo o fluxo das notificações compulsórias e envio de documentos para laboratórios conveniados e privados sobre a obrigatoriedade da comunicação de resultados de doenças e agravos de interesse para a saúde pública.
Resultados
No primeiro ano dos treinamentos, já foi possível observar um aumento de 91% nas notificações: de 264 em 2021 para 504 em 2022. Em 2023 foram realizadas 752 notificações no banco do SINAN municipal. Uma melhora de 185% na comunicação das doenças, agravos e eventos de saúde pública no município de Tanguá (RJ). E em 2024, o aumento foi de 305%. Houve melhora também na comunicação com as unidades através de telefone e emails institucionais, construindo uma rede sólida de vigilância em saúde.
Análise Crítica
Ao longo das ações realizadas, ficou evidente a importância dos esforços da vigilância epidemiológica municipal em capacitar os profissionais da rede municipal de saúde, resultando em um impacto positivo no aumento das notificações. A vigilância epidemiológica municipal qualificou a rede de saúde para a vigilância ativa e passiva, reforçando o papel de cada profissional na prevenção e promoção da saúde. Dessa forma, podemos visualizar o cenário epidemiológico municipal próximo à realidade atual.
Conclusões e/ou Recomendações
Através do conhecimento do cenário epidemiológico do município é possível elaborar medidas de prevenção e controle, avaliar a efetividade dos serviços, entre outros. Recomendamos uma abordagem contínua de esclarecimento e informação, que vise à compreensão da importância da comunicação de agravos e doenças de notificação compulsória e do conhecimento do estado de saúde do território, podendo atuar nos seus determinantes e condicionantes.
O MÉTODO BAILINT-PAIDEIA COMO FERRAMENTA POTENTE PARA A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE DAS EQUIPES EMULTI: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Comunicação Oral Curta
1 UFRN/ABRASCO
2 FSP/USP/ABRASCO
3 USP/ABRASCO
4 UEC/ABRASCO
Período de Realização
Aulas síncronas no formato EaD entre fevereiro a junho de 2025.
Objeto da experiência
Relatar as contribuições do método balint-paideia como ferramenta potente à educação permanente de gestores e profissionais das eMulti no SUS.
Objetivos
Analisar as potencialidades do método Balint-Paideia como ferramenta de educação permanente para as eMultis;
Disparar reflexões e problematizar o processo de trabalho das equipes multiprofissionais por meio do método Ballint-Paideia.
Descrição da experiência
O método Balint-Paideia foi utilizado como abordagem de ensino-aprendizagem no curso de Formação dos Profissionais das eMulti, promovido pela ABRASCO e OPAS. Reuniu profissionais de diferentes regiões, a partir do compartilhamento de casos reais vivenciados por estes, o método fomentou a ampliação do olhar individual e coletivo frente às complexidades presentes no trabalho e cuidado em saúde. Foi um potente disparador para reflexão e autoanálise do processo de trabalho e seus atravessamentos.
Resultados
A utilização do método Balint-Paideia durante os encontros da turma 89 promoveu uma intensa participação e interação dos estudantes por meio do compartilhamento de casos. As discussões instigaram os estudantes a refletirem acerca das suas práticas realizadas no território onde atuam, identificando situações/problemas que necessitavam de atenção específica, estimulando a adoção de mudanças e estratégias, buscando resolutividade para as situações vivenciadas em suas equipes.
Aprendizado e análise crítica
O método foi um importante disparador para intensas trocas de saberes que aconteceram no decorrer do percurso com a turma, trazendo à tona temas, capturas e atravessamentos que perfazem o cotidiano de trabalho das eMultis. O papel de mediação dos docentes foi fundamental para direcionar a aplicabilidade do método, no sentido de apoiar e direcionar o processamento dos incômodos pela turma e identificar potenciais analisadores para a reflexão coletiva.
Conclusões e/ou Recomendações
A utilização do método Balint Paideia foi uma ferramenta pedagógica estratégica, promovendo intensa reflexão crítica pelos profissionais das eMulti da turma 89. Foi possível gerar um processo de ensino-aprendizagem autêntico e alinhado aos objetivos educacionais propostos de forma interativa, fomentando a articulação entre teoria e prática. Estimulando mudanças e a reflexão acerca dos contextos, visando a reorganização e qualificação do trabalho.
POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO ÂMBITO MUNICIPAL E OS CAMINHOS PARA PARCERIAS INSTITUCIONAIS
Comunicação Oral Curta
1 EEUSP
2 UFMT
3 UNEMAT
Apresentação/Introdução
A efetivação da Educação Permanente em Saúde (EPS) nos municípios enfrenta desafios institucionais, políticos e organizacionais, visto a pouca implementação de núcleos estruturados, a descontinuidade das ações formativas, a fragmentação das parcerias com instituições de ensino, além da baixa articulação com espaços como a Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES).
Objetivos
Compreender os desafios para a institucionalização da Educação Permanente em Saúde (EPS) no âmbito de uma Secretaria Municipal de Saúde.
Metodologia
Estudo qualitativo, de natureza descritivo-analítica, realizado em uma Secretaria Municipal de Saúde de um município mato-grossense. Participaram gestores (nível estratégico e intermediário), com vinculado à gestão com mais de um ano de atuação. Os dados foram coletados, em 2024, por meio de roteiro semiestruturadas que abordou as práticas de educação, os fluxos institucionais, as parcerias, por meio de um grupo focal. O material foi transcrito submetido a análise temática, organizado em duas categorias e discutidos à luz dos princípios da formação crítica, da integração ensino-serviço e da gestão do trabalho em saúde.
Resultados
Fragilidade na institucionalização da EPS: a inexistência de um Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) e de uma política estruturada voltada à formação dos profissionais de saúde, apenas com ações formativas episódicas. II) Limitações das estratégias formativas e parcerias educacionais: mesmo com a existência de iniciativas pontuais desenvolvidas em parceria com a CIES e com o uso de plataformas como a UNA-SUS, essas ações foram percebidas como desarticuladas dos processos cotidianos de trabalho. A adesão dos profissionais às formações é condicionada à disponibilidade individual e à decisão dos gestores. Reconheceu a necessidade de aproximar com as IES do município.
Conclusões/Considerações
Fortalecer a EPS requer mais do que ações pontuais, exige compromisso político-institucional, planejamento estratégico, articulação intersetorial e criação de espaços permanentes de escuta, formação e reflexão coletiva sobre o processo de trabalho. Somente a partir dessa base será possível consolidar a EPS como ferramenta contínua de qualificação das práticas e de transformação do cuidado em saúde.
PRECEPTORIA MULTIPROFISSIONAL NA ESF E A UTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM ALEITAMENTO MATERNO PARA O APRIMORAMENTO DAS PRÁTICAS COLABORATIVAS INTERPROFISSINAIS
Comunicação Oral Curta
1 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO
Apresentação/Introdução
A preceptoria multiprofissional na Estratégia Saúde da Família articula formação, prática colaborativa e atenção territorial. A Educação Permanente potencializa esse processo, especialmente no aleitamento materno exclusivo, que demanda abordagem interprofissional para superar desafios assistenciais e fortalecer o cuidado
Objetivos
Capacitar profissionais e residentes em aleitamento materno exclusivo, promovendo integração de saberes, qualificação das práticas colaborativas e melhoria dos fluxos de trabalho na Atenção Primária à Saúde
Metodologia
Trata-se de um relato de experiência a partir de pesquisa-ação desenvolvida em uma unidade básica de saúde do Rio de Janeiro, entre fevereiro e abril de 2022, envolvendo 25 profissionais e residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da ENSP/Fiocruz. A intervenção incluiu pré e pós-testes para avaliação de conhecimentos sobre aleitamento materno exclusivo, três encontros presenciais com metodologias ativas e aplicação do Planejamento Estratégico Situacional, utilizando a Árvore de Problemas para identificar fragilidades na abordagem interprofissional do tema, promover análise coletiva e elaborar estratégias para qualificação do cuidado
Resultados
Houve aumento significativo no conhecimento sobre aleitamento materno exclusivo, com evolução média de 47,2 pontos percentuais entre pré e pós-teste. Destacam-se melhorias na identificação de causas de hipogalactia (de 45% para 92%) e no aconselhamento às nutrizes (de 52% para 94%). A aplicação do Planejamento Estratégico Situacional permitiu identificar como problema central a fragilidade na abordagem interprofissional do tema, resultando na reorganização dos grupos de gestantes e implantação de encontros temáticos integrados às consultas, fortalecendo o trabalho colaborativo e a promoção do aleitamento materno na unidade.
Conclusões/Considerações
A experiência evidenciou que a preceptoria multiprofissional, aliada à Educação Permanente e ao Planejamento Estratégico Situacional, fortalece práticas colaborativas e qualifica o cuidado em aleitamento materno. A abordagem interprofissional e o uso de metodologias ativas impulsionaram mudanças organizacionais, demonstrando potencial para consolidar ações integradas na Atenção Primária.
PROJETO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA QUALIFICAÇÃO DO PLANEJAMENTO EM SAÚDE NO ESTADO DE GOIÁS
Comunicação Oral Curta
1 Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Goiás
Período de Realização
De novembro de 2023 a maio de 2025.
Objeto da experiência
Elaboração e desenvolvimento de projeto de Educação Permanente em Saúde (EPS) para qualificação do planejamento em saúde no estado de Goiás.
Objetivos
Promover a construção de conhecimento, o alinhamento conceitual, a reflexão crítica, a sensibilização e a qualificação da temática do planejamento em saúde junto aos atores estratégicos, a fim de promover novos espaços de discussão e qualificar a elaboração dos instrumentos de planejamento em saúde.
Metodologia
Por meio do monitoramento dos status dos instrumentos municipais de planejamento em saúde, no Sistema DigiSUS Gestor - Módulo Planejamento (DGMP), foi possível identificar pendências expressivas. Assim, em articulação com Cosems e SES-GO, o Seinp/Sems-GO realizou o levantamento de necessidades de EPS no tema, subsidiando a elaboração de projeto de EPS para atuar nas lacunas identificadas de maneira ascendente. Além de criar estratégias, buscou-se fortalecer as existentes no território.
Resultados
Realizou-se roda de conversa, oficinas com apoiadoras Cosems, atendimentos aos municípios e elaboração de documentos e conteúdos estáticos e dinâmicos de comunicação sobre planejamento em saúde a partir das ferramentas Canva, Microsoft Sway, entre outras, almejando-se ampliar o alcance do projeto. Foram realizados encontros virtuais com gestores para apoio à inserção do Relatório de Gestão (RAG) 2024 no DGMP, observando-se a diminuição nas pendências em 54% após esta ação.
Análise Crítica
Além da análise quantitativa de pendências no DGMP, foi possível verificar, por meio do acompanhamento das instâncias colegiadas no estado, a desinformação e desarticulação quanto ao ciclo de planejamento. Nesse contexto, o apoio do Cosems-GO foi essencial para sensibilizar os gestores e técnicos municipais de saúde para adesão às estratégias. Consideramos, ainda, um diferencial da estratégia ter sido desenvolvida de forma articulada e ascendente com os atores estratégicos do território.
Conclusões e/ou Recomendações
Verificou-se que as ações de EPS sobre planejamento em saúde têm refletido nas pendências no DGMP e promovido a discussão sobre a temática no território de maneira mais constante. Essa ação se mostrou importante para instrumentalizar os gestores municipais sobre esse processo, podendo refletir em uma atuação mais consciente, articulada e apropriada sobre seu papel. O uso de vídeos e cards tem auxiliado na capilarização da estratégia.
PROJETO IMERSÃO: EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO ESTRATÉGIA PARA O ENFRENTAMENTO DA SÍFILIS CONGÊNITA EM UMA ÁREA PROGRAMÁTICA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Comunicação Oral Curta
1 SMS/RJ
Período de Realização
02 a 05 de dezembro de 2024.
Objeto da experiência
Enfrentamento aos casos de sífilis congênita em uma área programática (AP 2.2) do município do Rio de Janeiro
Objetivos
Identificar fragilidades no manejo da sífilis gestacional e congênita; Instituir novo fluxo de diagnóstico, tratamento e acompanhamento de sífilis gestacional; Estabelecer instrumento para o acompanhamento dos exames de controle de cura.
Metodologia
Os profissionais de saúde participaram de uma oficina de quatro horas de duração, na qual foram apresentados o cenário epidemiológico da área programática AP 2.2 e as fragilidades de manejo identificadas. A partir disso, foi instituído coleta de teste treponêmico oportuno para gestantes com teste não treponêmico positivo, prescrição de tratamento no momento do diagnóstico e início do uso do instrumento para o acompanhamento dos exames de controle de cura que foi anexado ao cartão de pré-natal.
Resultados
A partir dessa mudança de fluxo, gestantes que anteriormente não seriam tratadas por terem baixa titulação e apresentarem cicatriz sorológica foram tratadas como sífilis latente, com três doses de penicilina benzatina e acompanhamento com teste treponêmico mensal para avaliação da manutenção e queda da titulação. Diante disso, enquanto em 2024 foram notificados 25 casos de sífilis congênita, em 2025 tivemos apenas 5 casos notificados nos primeiros cinco meses do ano.
Análise Crítica
Ao analisar os casos de sífilis congênita ocorridos em 2024, foram identificadas fragilidades no diagnóstico e tratamento dos casos de sífilis gestacional. Foi observado que a maioria dos casos eram decorrentes de sífilis gestacional que foram consideradas cicatrizes sorológicas. Dessa forma, tornou-se imprescindível reforçar a necessidade de realizar tratamento em gestantes que já tenham tido diagnóstico positivo em algum momento da vida, mesmo que o teste treponêmico apresente baixa titulação.
Conclusões e/ou Recomendações
É importante avaliar de forma criteriosa a possibilidade de cicatriz sorológica em gestantes com histórico de sífilis que não possuam comprovação de tratamento e controle de cura. Deve-se oportunizar a primeira dose do tratamento no momento do diagnóstico, assim como solicitar ou, preferencialmente, colher o teste não treponêmico (linha de base) para seguimento sorológico, além de garantir a completude do esquema para sífilis latente.
QUANDO O COTIDIANO ENSINA: EXPERIÊNCIAS DE TRABALHADORES NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO SUS
Comunicação Oral Curta
1 Prefeitura Municipal de Sorocaba
Período de Realização
Maio a junho de 2025, com análise e elaboração de estratégias até dezembro de 2025.
Objeto da experiência
Implementação de levantamento participativo de necessidades de capacitação na rede municipal de saúde para planejamento da educação permanente.
Objetivos
Relatar a experiência de implementação de um levantamento de necessidades de capacitação na rede municipal de saúde de Sorocaba, descrevendo a metodologia participativa utilizada, os principais resultados obtidos e as estratégias desenvolvidas para o planejamento da educação permanente baseada em evidências.
Descrição da experiência
Foi realizado levantamento através de formulário eletrônico aplicado a profissionais da rede municipal de saúde, investigando categoria profissional, temas de interesse para capacitação, nível de preparação técnica, preferências de formato educacional e interesse em multiplicação. A divulgação ocorreu através de múltiplos canais institucionais. Os dados foram analisados com estatística descritiva e visualizações gráficas, permitindo identificação de padrões e desenvolvimento de plano estratégico.
Resultados
Participaram 681 profissionais de 48 categorias diferentes, distribuídos em 55 setores. Os temas mais demandados foram saúde do trabalhador (41,1%), trabalho em equipe e comunicação (38,9%) e saúde mental (36,0%). Quanto à preparação técnica, 63,1% se sentem preparados, 33,2% parcialmente preparados e 3,7% não preparados. Os resultados subsidiaram elaboração de plano estratégico de educação permanente estruturado em três eixos prioritários com estratégias territorializadas e metodologias diversificadas.
Aprendizado e análise crítica
A metodologia participativa mostrou-se efetiva para engajamento dos profissionais, com adesão demonstrando interesse em contribuir para planejamento formativo. A priorização da saúde do trabalhador reflete mudança paradigmática importante. A ênfase em habilidades relacionais evidencia reconhecimento da importância das competências socioemocionais. A diversidade de 48 categorias profissionais demonstra complexidade da rede e necessidade de estratégias diferenciadas por perfil profissional.
Conclusões e/ou Recomendações
O levantamento de necessidades constitui estratégia fundamental para alinhamento da educação permanente às demandas reais dos profissionais. A experiência demonstra importância de abordagens baseadas em evidências para planejamento formativo efetivo. Recomenda-se realização periódica de levantamentos similares para monitoramento da evolução das necessidades e implementação de estratégias que considerem a diversidade profissional da rede municipal.
TRANSFORMAÇÕES NA GESTÃO DO CUIDADO A PESSOAS COM OBESIDADE A PARTIR DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NA ATENÇÃO BÁSICA
Comunicação Oral Curta
1 UFBA
Apresentação/Introdução
Este trabalho discute as transformações provocadas por um curso realizado à distância, voltado à qualificação do cuidado a pessoas com obesidade na Atenção Básica. Mediado por um dispositivo formativo chamado “Caixa de Experimentações”, o curso mobilizou saberes e afetos por meio de dispositivos narrativos, gerando reflexões críticas sobre práticas e discursos tradicionais.
Objetivos
Analisar e discutir como participantes do curso foram afetados pelos horizontes formativos, a partir de narrativas sobre modos de pensar e cuidar de pessoas com sobrepeso e obesidade na Atenção Básica.
Metodologia
Trata-se de uma pesquisa qualitativa com inspiração na pesquisa biográfica e na pesquisa-formação. Foram analisadas 32 Caixas de Experimentações (CE), dispositivo narrativo semelhante a portfólios reflexivos, produzidas por cursistas. A análise interpretativa, fundamentada na hermenêutica de Gadamer, buscou compreender como os profissionais relataram mudanças em seus modos de pensar e agir frente à obesidade. As narrativas foram organizadas em categorias intersubjetivas, sendo aqui discutida a categoria "gestão do cuidado a pessoas com obesidade".
Resultados
As narrativas revelam afecções como culpa, angústia e frustração diante de práticas fragmentadas no cuidado à obesidade. Os cursistas destacam a centralização do cuidado no nutricionista e a predominância da lógica biomédica e curativa, reforçada por escassez de recursos e excesso de demandas. Apesar disso, apontam a Educação Permanente em Saúde (EPS) como caminho para construir um cuidado mais integral e humanizado. A esperança emerge como afeto mobilizador, indicando o potencial da formação para promover mudanças nas práticas e nas relações interprofissionais.
Conclusões/Considerações
As experiências narradas mostram que a formação provocou deslocamentos no olhar dos profissionais sobre a obesidade, favorecendo práticas mais críticas, sensíveis e integradoras. O curso contribuiu para ressignificar abordagens reducionistas, estimulando a construção de estratégias de cuidado mais coerentes com a complexidade do fenômeno. A EPS surge como ferramenta potente na gestão do cuidado e formação em saúde.
CARTILHA EDUCATIVA SOBRE VIGILÂNCIA EM SAÚDE PARA PROFISSIONAIS DE UM MUNICÍPIO CEARENSE: FORTALECIMENTO DAS PRÁTICAS NO SUS
Comunicação Oral Curta
1 ESP/CE
2 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ARACATI
Período de Realização
Janeiro a março de 2025
Objeto da produção
Elaboração de uma cartilha educativa para profissionais da Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Controle de Endemias e Zoonoses no município de Aracati/CE.
Objetivos
Fortalecer o conhecimento e as práticas dos profissionais da vigilância em saúde no município de Aracati/CE, promovendo a integração entre os setores e alinhando as ações às diretrizes da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), por meio de uma cartilha didática e acessível.
Descrição da produção
O projeto foi desenvolvido por residentes em Vigilância em Saúde, que usaram a Matriz GUT para priorizar problemas, como desconhecimento das diretrizes. Aplicou-se a Matriz 5W2H para planejar a cartilha educativa, elaborada no CANVA, abordando princípios, diretrizes, organização e áreas de atuação da vigilância em saúde. Incluiu pesquisa documental, análise situacional no serviço de Controle de Endemias e Zoonoses e apresentação do material aos profissionais.
Resultados
Produziu-se uma cartilha educativa intitulada "Vigilância em Saúde: o que é preciso saber!", distribuída no setor de Controle de Endemias e Zoonoses de Aracati/CE. Contendo conceitos, princípios, diretrizes, organização intersetorial, responsabilidades, monitoramento, financiamento e áreas de atuação, o material foi apresentado aos profissionais e disponibilizado em formato físico em cada setor, visando qualificar as práticas e fortalecer a integração entre equipes.
Análise crítica e impactos da produção
A iniciativa foi relevante para superar lacunas na prática cotidiana, como o desconhecimento das diretrizes da PNVS e a fragmentação das ações de vigilância. O uso da Matriz GUT permitiu priorizar problemas reais, enquanto a 5W2H ajudou a planejar ações. A cartilha impactou positivamente a compreensão das atribuições e fortaleceu a integração entre Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Controle de Endemias e Zoonoses, alinhando-se às diretrizes do SUS.
Considerações finais
A cartilha “Vigilância em Saúde: o que é preciso saber!” fortaleceu o conhecimento dos profissionais e integrou setores da vigilância em Aracati/CE, qualificando as ações de saúde pública. A experiência mostrou que materiais educativos baseados em análise situacional e ferramentas de planejamento aprimoram a prática profissional e fomentam a educação permanente, servindo de modelo para outras ações em nível municipal e regional.
ELABORAÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA ORIENTAR AGENTES COMUNITÁRIOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NO CUIDADO E ASSISTÊNCIA HUMANIZADA A PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS.
Comunicação Oral Curta
1 Secretaria Municipal de Salvador
2 FESF
3 ZARNS
Período de Realização
O presente trabalho compreende produção realizada no período de Março de 2023 a Outubro de 2025
Objeto da produção
Cartilha técnica sobre cuidados paliativos para Agentes Comunitários de Saúde na Atenção Primária em Salvador, Bahia.
Objetivos
Capacitar os Agentes Comunitários de Saúde da ESF para identificar pacientes elegíveis aos cuidados paliativos, por meio de material técnico que aborde conceitos-chave, critérios de elegibilidade, sinais e sintomas comuns, fortalecendo o vínculo com pacientes e famílias de forma humanizada.
Descrição da produção
A metodologia adotada incluiu revisão narrativa da literatura sobre cuidados paliativos, APS e educação em saúde em bases como PubMed, SciELO, LILACS e manuais do Ministério da Saúde. A cartilha será elaborada no Canva, com linguagem acessível e recursos visuais. Abordará definição, doenças ameaçadoras à vida, critérios de elegibilidade, objetivos do cuidado, papel do ACS e da equipe, sinais e sintomas prevalentes e a importância da abordagem familiar no contexto dos cuidados paliativos.
Resultados
O principal resultado do projeto é a Cartilha de Cuidados Paliativos na APS, voltada à prática dos ACS em Salvador. Espera-se que o material contribua para aprimorar a identificação precoce de pacientes elegíveis, facilitar a atuação integrada e humanizada entre equipe e famílias e servir como ferramenta prática e permanente no território.
Análise crítica e impactos da produção
A cartilha é uma estratégia eficaz de educação em saúde na APS, fortalecendo o vínculo, a integralidade e a longitudinalidade do cuidado. Pode ampliar o conhecimento dos ACS sobre cuidados paliativos, qualificar a atenção à população, fortalecer o cuidado domiciliar e estreitar laços com usuários e famílias. Experiências exitosas no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro reforçam a viabilidade da incorporação dos cuidados paliativos pela ESF, destacando a relevância deste material.
Considerações finais
A cartilha contribui para fortalecer o cuidado paliativo na APS, apoiando a formação dos ACS e promovendo um olhar sensível, humanizado e interdisciplinar. Recomenda-se que iniciativas semelhantes sejam replicadas em outros territórios, qualificando o cuidado no SUS. Seu uso pode ampliar a promoção da saúde, a reabilitação e o cuidado integral, impactando positivamente a vida dos usuários e suas famílias.

Realização: