
Programa - Comunicação Oral Curta - COC13.15 - Tecnologias Digitais e Educação em Saúde: Inovações, Sustentabilidade e Formação Profissional
03 DE DEZEMBRO | QUARTA-FEIRA
08:30 - 10:00
08:30 - 10:00
JOGO SUSTENCHEF- UMA JORNADA EDUCATIVA SOBRE NUTRIÇÃO, CULTURA ALIMENTAR, MUDANÇAS CLIMÁTICAS E EMPREENDEDORISMO EM GASTRONOMIA
Comunicação Oral Curta
1 UnB
Período de Realização
Maio a Dezembro de 2024
Objeto da experiência
Jornada SustenChef- um jogo vivo sobre Gastronomia, mudanças climáticas e nutrição.
Objetivos
Possibilitar uma jornada educativa para a disciplina de Projetos de vida no ensino médio de uma escola pública do DF. Aumentar a motivação e engajamento dos estudantes do ensino médio em torno das habilidades de vida para o empreendedorismo em gastronomia sustentável e geração de renda
Descrição da experiência
O Projeto de extensão da UnB capacitou 10 estudantes de nutrição para aplicar um jogo educativo em 24 alunos do ensino médio. O jogo e o Guardião Tupã Denfender, ao longo 19 casas apresentam realidades planetárias para 4 times criarem 4 receitas em atendimento a mandala do guardião, pontuando em alimentação saudável, características sensoriais, sustentabilidade e gestão financeira. Durante a jornada, os estudantes participam de oficinas e mentorias até o dia da venda das receitas na escola
Resultados
A motivação dos estudantes aumentou de 65,5% para 84,6%. Na feira, foram vendidos 165 produtos no total das 4 receitas (mousse, pão, creme de frutas e bolo de banana) e cada estudante recebeu, em média, R$ 94. Os acadêmicos de Nutrição da UnB vivenciaram ações práticas de extensão em saúde, atuando frente às mudanças climáticas e desenvolvendo estratégias participativas em educação alimentar e nutricional, unindo teoria e prática em caminhos de empreender habilidades profissionais para a vida
Aprendizado e análise crítica
Jornadas como a SustenChef fortalecem a extensão universitária com a comunidade. A troca entre acadêmicos de Nutrição e estudantes do ensino médio ocorreu em oficinas na escola e no laboratório da UnB, com testes de receitas e produção para a feira. Isso aumentou a motivação dos estudantes para os conteúdos do ensino médio e escolha profissional, além de apoiar a formação dos acadêmicos em nutrição, na aplicação da ciência da nutrição e práticas com metodologias participativas em saúde
Conclusões e/ou Recomendações
Os estudantes, dentro das suas possibilidades, participaram na escolha e preparo das receitas. Houve apoio de chefs de cozinha convidados, produção no laboratório da UnB, respeito ao time SustenChef e motivação com o jogo e os prêmios. Recomenda-se mais oficinas ao longo do semestre letivo, incluindo um fechamento após a feira. É preciso aprofundar as ações de educação alimentar e nutricional com a escola e sensibilizá-la antes do jogo
LABORATÓRIO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO FERRAMENTA DE CAPACITAÇÃO PARA EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS E ESTUDANTES: UM ENFOQUE NO ENSINO EM SAÚDE.
Comunicação Oral Curta
1 UNOESC
Período de Realização
O projeto teve início em fevereiro de 2024 com seu término em dezembro de 2024.
Objeto da experiência
Promoção de saúde utilizando simulação realística e educação continuada fomentando melhores práticas em atendimentos complexos à saúde.
Objetivos
Desenvolver um programa de educação continuada por meio de simulação realística para profissionais da saúde e estudantes no Extremo Oeste de Santa Catarina.
Descrição da experiência
Por meio de auxílio financeiro da FAPESC, a UNOESC reestruturou um laboratório de habilidades em saúde em laboratório de simulação realística. A partir desta iniciativa, desenvolveu-se um programa de educação continuada para profissionais de saúde atuantes em atenção básica, unidades hospitalares e estudantes da área da saúde, com equipamentos dotados de alta fidelidade para criar espaços de simulação voltados a demanda regional de maior impacto.
Resultados
Após a criação da agenda de treinamentos e contato com instituições e coordenação de curso, ocorreram encontros (enfoque em parada cardiorrespiratória, parto emergencial, ventilação mecânica, complicações cardíacas) com participação de enfermeiros, fisioterapeutas, corpo de bombeiros e estudantes) totalizando 700 participantes. A criação de cenários e prática deu-se de maneira inovadora e oportunizou vivências direcionadas.
Aprendizado e análise crítica
A capacitação continuada com simulação realística é um método inovador que aproxima teoria e prática, permitindo imersão prévia do estudante no ambiente de trabalho. Estimula o pensamento crítico, favorece decisões multiprofissionais e consolida saberes. Proporciona experiências com repetição, reconhecimento de padrões e fortalece a tomada de decisões, criando cenários realistas e replicáveis para a prática profissional.
Conclusões e/ou Recomendações
O laboratório de simulação realística qualifica profissionais de saúde por meio da educação continuada, aprimorando diagnósticos e manejo clínico. Em ambiente controlado, possibilita-se o desenvolver pesquisas e soluções inovadoras, otimizando recursos e agilizando respostas. Essa abordagem permite testar e ajustar etapas, desde o diagnóstico até o controle, antes da aplicação em contexto real, unindo ensino de qualidade e evidências em saúde.
LITERACIA CLIMÁTICA PARA PSICÓLOGOS: UMA PESQUISA-INTERVENÇÃO EM RESPOSTA ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E AO RACISMO AMBIENTAL
Comunicação Oral Curta
1 Unb
Apresentação/Introdução
Urgentes são os chamados da OMS por maior literacia climática entre profissionais de saúde mental e atenção psicossocial (SMAP), e da APA por políticas e programas em SMAP frente à crise climática. A ausência de dados publicados sobre a oferta de literacia climática a estudantes SMAP no Brasil, e avaliações destas intervenções, tornam inadiável a produção de conhecimento acerca deste tema.
Objetivos
Avaliar os resultados de uma proposta de intervenção de promoção de literacia climática direcionada a futuras/os profissionais de saúde mental e atenção psicossocial (SMAP), em um grupo de graduandos em Psicologia da Universidade de Brasília (UnB).
Metodologia
Trata-se de uma pesquisa com delineamento pré-experimental do tipo pré e pós-intervenção, sem grupo controle e com abordagem mista. Doze pessoas foram recrutadas por chamada de matrícula em disciplina de 60 horas, ofertada no curso de Psicologia da UnB, no primeiro semestre de 2024. Avaliação sociodemográfica, questionários de sondagem pré e pós-intervenção e registros de aprendizagem foram os instrumentos utilizados. A intervenção teve dois encontros semanais de 110 minutos, entre 18 de março e 10 de julho de 2024. As sondagens foram analisadas por técnica de análise de conteúdo com uso do software IRaMuTeQ. Os registros de aprendizagem foram analisados com dupla checagem às cegas.
Resultados
O engajamento na disciplina ocorreu por conta da urgência da pauta, lacuna de conhecimento sobre a articulação entre mudanças climáticas, saúde mental e seus impactos, e negligência do tema na graduação em Psicologia. Constatou-se baixo letramento climático na pré-intervenção, enquanto na pós ganhos em compreensão sobre justiça climática, implicações práticas da mudança do clima, e as relações que estabelece com a saúde mental e atenção psicossocial. Sobre a atuação da/o profissional SMAP frente à crise, observaram-se mudanças no modo de ver o futuro do planeta, das gerações futuras, da sobrevivência, de populações vulnerabilizadas, do preparo profissional, da crise e da própria psicologia.
Conclusões/Considerações
Ao promover a justiça climática, os profissionais SMAP desempenham papel crucial na mitigação dos impactos climáticos e na adaptação à realidade global, fortalecendo a resiliência e o bem-estar. Defendemos a inclusão da literacia climática nos currículos do ensino superior SMAP, devendo ser reconhecida como medida de fomento à adaptação e resiliência psicológicas no contexto de emergência climática, e integrar a política brasileira de adaptação.
NUTES FOUSP-SAITE: TELEODONTOLOGIA, FORMAÇÃO DIGITAL E REDUÇÃO DAS INIQUIDADES EM SAÚDE BUCAL NO SUS FRENTE AOS DESAFIOS DO SÉCULO XXI
Comunicação Oral Curta
1 FOUSP
Período de Realização
Esse relato refere-se ao período compreendido entre 2007 e 2025.
Objeto da experiência
Relatar as ações do NuTes FOUSP-SAITE na formação, inovação e cuidado digital, com foco na equidade e na democratização do acesso.
Objetivos
Consolidar a integração da saúde à saúde bucal no SUS e fortalecer a formação em saúde digital e promover ações em teleodontologia, visando reduzir desigualdades em saúde bucal no SUS por meio de estratégias inovadoras e colaborativas.
Descrição da experiência
O NuTes FOUSP-SAITE foi criado em 2007, com a proposta de desenvolver ações em: (1) Teleducação, com mais de 168 mil participantes; (2) Pesquisa e Inovação, com inúmeros registros de software; (3) Teleassistência, em parcerias estratégicas. Utiliza metodologias híbridas e colaborativas, alinhado à PNSB, PNISS e SUS Digital, qualificando a formação, ampliando o acesso e reorganizando o cuidado em saúde bucal.
Resultados
Os resultados incluem o fortalecimento da formação em teleodontologia, ampliação do letramento digital em saúde e oferta de serviços digitais no SUS. Destacam-se a capacitação de profissionais, criação de ambientes inovadores de aprendizagem e desenvolvimento de soluções tecnológicas. Ao promover a qualificação profissional e o uso de tecnologias digitais, o NuTES induz transformações na organização do cuidado, com efeitos positivos na equidade e na justiça social em saúde bucal.
Aprendizado e análise crítica
A experiência permitiu refletir criticamente sobre os desafios da implementação de práticas de telessaúde num país com dimensões e peculiaridades territoriais. Aprendeu-se que a formação continuada, o trabalho interprofissional e o engajamento local são fundamentais para garantir o uso ético, eficaz e sustentável das tecnologias.
Conclusões e/ou Recomendações
O NuTes FOUSP-SAITE exemplifica como a universidade pública pode liderar ações transformadoras em saúde digital. Sua atuação contribui para a democratização do conhecimento, equidade no acesso ao cuidado e resposta aos desafios contemporâneos como a inclusão tecnológica.
O USO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA COMO ESTRATÉGIA PARA MINIMIZAR OS IMPACTOS DO DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA
Comunicação Oral Curta
1 UFOPA
Período de Realização
As atividades foram realizadas entre maio e setembro de 2024, no município de Santarém - Pará.
Objeto da experiência
Trata-se do uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), desenvolvida no curso de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Oeste do Pará.
Objetivos
Buscou-se durante um semestre, desenvolver e implementar um projeto ação quanto ao descarte inadequado dos resíduos sólidos no meio ambiente e possíveis impactos para a saúde humana, considerando como ferramentas a aprendizagem ativa e a participação dos alunos no processo de ensino aprendizagem.
Metodologia
As atividades foram desenvolvidas a partir de seis aspectos: apresentação do problema, identificação das questões relevantes, pesquisa, elaboração de hipótese, discussão e apresentação das soluções. E como possibilidade para a resolução do problema, foi identificado a necessidade do desenvolvimento de atividades educativas, através do uso de metodologias ativas, considerando os diferentes grupos etários, o uso de uma linguagem apropriada e de um formato que estimule o interesse pelo tema.
Resultados
Foram desenvolvidas na Serra do Saubal, três atividades educativas: Trilha do cuidado ambiental, um jogo de percurso no solo, feito com materiais recicláveis, sobre os impactos do lixo na saúde pública e no meio ambiente; Boliche, os participantes respondiam sobre o descarte adequado de resíduos como vidros, alimentos e pilhas; e Jogo da memória, composta por pares de imagens temáticas e explicações fornecidas a cada jogada, visando a promoção do conhecimento sobre resíduos sólidos.
Análise Crítica
A abordagem lúdica mostrou-se eficaz na sensibilização, engajamento e compreensão sobre o os impactos do descarte inadequado de resíduos sólidos no meio ambiente. No entanto, observou-se que ações pontuais, embora possam ter impactos positivos, possuem efeito limitado, sendo essencial integrá-las a estratégias contínuas de educação ambiental, como os projetos de extensão, para a implementação de mudanças reais e possíveis de serem incorporadas no cotidiano das comunidades.
Conclusões e/ou Recomendações
As ações educativas, se configuraram como estratégias potentes de educação popular em saúde, através da troca de saberes entre os participantes e os estudantes universitários, em que os participantes assumem o protagonismo da responsabilidade com o meio ambiente, incorporando práticas sustentáveis no cotidiano e compartilhando-as com famílias e a comunidades. E os estudantes através da APB, desenvolvem a postura na busca de soluções.
SERIOUS GAME DE TOMADA DE DECISÃO CLÍNICA PARA O PROGRAMA MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL E O ENSINO DIGITAL EM SAÚDE
Comunicação Oral Curta
1 UNA-SUS/UFMA
Apresentação/Introdução
O Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB) tem como metas prover médicos pelo Brasil e qualificar esses profissionais através de aprendizados contínuos. Esse alcance pode se dar por meio de ofertas e estratégias educacionais com fins de capacitação profissional na Atenção Primária à Saúde (APS), como os serious games de tomada de decisão clínica.
Objetivos
Apresentar a produção e a disponibilização de Serious Games como uma estratégia educacional inovadora para o ensino médico digital.
Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo que contempla as etapas de construção e a disponibilização de serious games, como a programação de um arcabouço tecnológico do game; elaboração de casos clínicos para alimentação do jogo; planejamento didático-pedagógico e experiência de aprendizado. A programação considerou a resolução de casos clínicos médicos da APS mediante etapas de anamnese, exame clínico, exames complementares, diagnóstico, conduta/tratamento e comunicação. Participaram professores conteudistas, revisores técnicos, pedagogos, designers instrucionais, profissionais de tecnologia da informação e designers de jogos.
Resultados
Foram desenvolvidos e disponibilizados gratuitamente 20 (vinte) serious games aos médicos atuantes no PMMB. Todos versavam sobre casos clínicos validados pelo Ministério da Saúde (MS), que discorreram sobre 14 temáticas clínicas, sendo alocados na plataforma web Medical Case e em aplicativos para sistemas Android e iOS. Até o final do prazo vigente da oferta, foram realizadas 5.251 jogadas pelos seus usuários. Em adição, foi desenvolvida uma ferramenta otimizadora do processo de criação dos casos clínicos, o GameCase Admin e o registro de 9 (nove) softwares junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
Conclusões/Considerações
Conclui-se que casos clínicos gamificados destinados aos médicos que atuam no PMMB podem ser admitidos como método fortalecedor do processo de aprendizagem contínua profissional, a partir de recursos educacionais imersivos, educativos, gratuitos e de fácil acesso dentro de um cenário que simula a realidade médica clínica.
SITE ESCOLA DE PACIENTES DF: EDUCAÇÃO DIGITAL EM SAÚDE E EVOLUÇÃO DAS FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Comunicação Oral Curta
1 Universidade de Brasília, UnB
Período de Realização
Oferta de pasta compartilhada desde 2016. Início do site em setembro de 2020, em curso em 2025.
Objeto da experiência
Desenvolvimento do site “Escola de Pacientes” como ferramenta de educação permanente, promoção da saúde e formação em saúde para um público diverso.
Objetivos
Fornecer recursos educacionais diversificados (como aulas gravadas e slides) e referências de fontes confiáveis e atualizadas. Disponibilizar simulações (ChatGPT ou Google Forms) de casos clínicos pré-elaborados, permitindo o “feedback” ao final. Realizar orientações médicas claras a pacientes.
Metodologia
O site da “Escola de Pacientes” foi estruturado com foco em acessibilidade e integração entre ensino, serviço e comunidade, sendo voltado para pacientes, estudantes e profissionais da saúde. Os recursos viabilizados incluem testes, simulações clínicas, publicações acadêmicas, atualizações em saúde e dados estratégicos e de produtividade. O projeto evoluiu de pastas no Google Drive para o site, e avança para formatos de GPTs abertos, com planos futuros de agentes autônomos em 2 a 3 anos.
Resultados
O site "Escola de Pacientes" demonstrou ser eficaz na promoção da educação digital em saúde, integrando teoria e prática por meio de recursos diversificados. A gama de usuários se mostrou bastante diversa, incluindo estudantes, que buscaram por materiais de estudo e questões de provas, profissionais de saúde, que optaram por ferramentas de treinamento contínuo, como as simulações e, por fim, os usuários da comunidade, que dispuseram de informações acessíveis sobre diversas condições de saúde.
Análise Crítica
A experiência destacou a importância de uma plataforma digital intuitiva para atender às demandas educacionais em saúde. A interatividade e praticidade das simulações clínicas mostrou-se um diferencial, devido à possibilidade de aplicação do conhecimento teórico em contextos práticos. No entanto, ficou evidente a necessidade de atualização frequente do acervo de informações do site, assim como a elaboração de casos clínicos mais abrangentes, que integrem outras áreas da clínica médica.
Conclusões e/ou Recomendações
Os objetivos do projeto na contribuição para a disseminação da informação à comunidade e capacitação de estudantes e profissionais de saúde foram atingidos. Para crescimento e eficiência da plataforma, recomenda-se ampliação contínua do conteúdo, com atualização dos casos e maior diversidade de temas, fortalecendo sua função formativa e de promoção da saúde. Além disso, a orientação de melhorias requer aperfeiçoamento do sistema de feedback.
TELEGRAM COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO USO DO APLICATIVO PARA TREINAMENTO NO AMBIENTE LABORAL
Comunicação Oral Curta
1 SESAB
2 IF SERTÃO
Período de Realização
Julho a setembro de 2024
Objeto da experiência
Uso do Telegram no contexto da educação permanente em saúde
Objetivos
Analisar a aplicabilidade da rede social Telegram, no contexto da educação permanente em saúde, como recurso educacional nos processos de treinamentos de um Sistema Estadual de Vigilância Sanitária de uma instituição pública do nordeste do Brasil.
Descrição da experiência
Este trabalho apresenta um relato de experiência, baseado na teoria da aprendizagem experiencial. Foi utilizado o aplicativo do Telegram, como recurso tecnológico educacional complementar a um treinamento sobre um sistema virtual de Vigilância Sanitária no Estado da Bahia. O público alvo foi constituído por 13 trabalhadores. A formação teórica e prática, ocorreu nos meses de julho e setembro de 2024, tendo sido conduzidas diversas atividades que exploraram as funcionalidades do Telegram.
Resultados
Os resultados dessa pesquisa revelaram o potencial dessa ferramenta para fomentar a compreensão teórica e prática dos participantes. A combinação de acessibilidade, colaboração, flexibilidade e feedback contínuo criou um ambiente propício para a construção de conhecimento significativo e aplicável na área da Vigilância Sanitária, levando em consideração a realidade do ambiente laboral e a individualidade de cada profissional.
Aprendizado e análise crítica
A combinação de acessibilidade, colaboração, flexibilidade e feedback contínuo criou um ambiente propício para a construção de conhecimento significativo e aplicável na área da Vigilância Sanitária, levando em consideração a realidade do ambiente laboral e a individualidade de cada profissional. O aplicativo mostrou-se como um recurso para impulsionar o aprendizado colaborativo, conectando educadores e alunos num ambiente dinâmico e acessível, ampliando as possibilidades educacionais.
Conclusões e/ou Recomendações
O uso da ferramenta possibilitou uma comunicação mais prática e eficiente, refletindo na fluidez de informações, bem como na facilitação de compartilhamento de materiais. Reforça-se a importância da integração de aplicativos digitais ao cotidiano do trabalho e sugere-se futuros projetos que considerem tais tecnologias como aliados na formação, promovendo habilidades que impactem positivamente o contexto de saúde pública e vigilância sanitária.
TELEPRECEPTORIA DO SUS EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE: UMA ESTRATÉGIA PARA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E FORTALECIMENTO DO MODELO DE ATENÇÃO EM SAÚDE.
Comunicação Oral Curta
1 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS
Período de Realização
19/05/2025 à 06/06/2025
Objeto da experiência
Oferta de Telepreceptoria em Medicina de Família e Comunidade para médicos.
Objetivos
Investir em qualificação profissional de médicos em formação e no fortalecimento do modelo de Estratégia de Saúde da Família(eSF)através da oferta de atendimento remoto síncrono por Médicos de Família e Comunidade, produzindo Segunda Opinião Formativa (SOF) a partir do registro das atividades.
Descrição da experiência
Por meio de um Termo de Cooperação entre o Ministério da Saúde de Angola e do Brasil, o Departamento de Ensino Pesquisa e Saúde Digital (DEPS) recebe proposta de parceria para oferecer estágio na Atenção Primária (APS) a médicos angolanos em Unidades Básicas de Saúde, como estratégia para implementar o modelo no país. Proposta Telepreceptoria síncrona como garantia de discussão com especialistas em Saúde da Família, através de plataforma de vídeo para apoio e suporte clínico ou temático.
Resultados
Foram realizados 52 atendimentos e 2 discussões temáticas com a presença de 62 participantes no total. Foram 75% dos atendimentos individuais, 25% para teleconsultorias em MFC para compartilhar experiências,13% para discussão sobre fluxos municipais e assistenciais, 12% para discussão de casos clínicos e 8% para dúvidas específicas sobre a eSF. Temas mais abordados: trabalho em equipe, processo de trabalho na APS, regulação do acesso às especialidades, condições crônicas e Saúde Digital.
Aprendizado e análise crítica
Observamos a efetividade e eficácia através de avaliação realizada junto aos médicos angolanos e telepreceptores considerando a análise do deslocamento frente à aquisição de conhecimentos e da percepção dos especialistas. Faremos ampliação da oferta para outros médicos em formação, como residentes e médicos pertencentes ao Programa Mais Médico pelo Brasil. Observou-se a facilidade no acesso como estratégia para fortalecer o modelo e assim aumentar a resolutividade na APS.
Conclusões e/ou Recomendações
Considerando a inovação em Saúde como estratégia para ampliar acesso, otimizar recursos mas também qualificar profissionais e fortalecer o SUS, há evidências para a ampliação das atividades e investimento nesta modalidade de telessaúde, e em outras resultantes do serviço, como material digital que contemple os principais pontos discutidos, assim como a consolidação do primeiro material em SOF do município para todos os profissionais atuantes na APS.
MÍDIAS DINÂMICAS COMO ESTRATÉGIA DE CAPILARIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS ESSENCIAIS SOBRE PLANEJAMENTO EM SAÚDE NO ESTADO DE GOIÁS
Comunicação Oral Curta
1 Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Goiás
Período de Realização
O material didático sobre planejamento em saúde foi elaborado em fevereiro de 2025.
Objeto da produção
Vídeo de 00h11min11seg elaborado a partir da ferramenta Canva com uso de Inteligência Artificial (IA), a partir de um roteiro pré-definido.
Objetivos
Difundir de maneira ampla, rápida, capilarizada e objetiva informações fundamentais sobre o planejamento em saúde e sua relação com o planejamento governamental, visando aprimorar a atuação dos gestores municipais de saúde do estado de Goiás no primeiro ano do ciclo de planejamento.
Descrição da produção
O PlanejaFlix é parte do projeto de educação permanente sobre planejamento em saúde do Seinp/Sems-GO. Para o primeiro vídeo, definiu-se estilo, escopo, estrutura e escrita do roteiro. Com a criação de personagem, buscou-se transmitir uma postura humanizada, com linguagem acessível, propondo um diálogo com o telespectador. Utilizou-se o Canva para criar cenários, elementos e movimentos e a Inteligência Artificial (IA), com a ferramenta Vidnoz AI para o som e o movimento da face e fala.
Resultados
O vídeo foi lançado na Capacitação Siops realizada em Goiânia em maio de 2025. Além da apresentação, o vídeo foi compartilhado com os participantes do curso (gestores e técnicos municipais, entre outros). Houve boa receptividade por parte do público, rompendo as barreiras territoriais quando a Escola de Saúde Pública da Bahia Professor Jorge Novis solicitou autorização para incorporá-lo no Curso de Qualificação em Planejamento Municipal de Saúde a ser realizado junto aos 417 municípios baianos.
Análise crítica e impactos da produção
O uso de mídias digitais tem crescido no SUS, destacando-se pela sua possibilidade de capilarização. Com a impossibilidade de o Seinp estar em todos as instâncias que discutam a temática em seu âmbito de atuação, o uso desses recursos é uma oportunidade de levar conteúdos objetivos, dinâmicos e qualificados de forma assíncrona para apoiar os gestores e técnicos no processo de planejamento em saúde, além de criar canais de comunicação e construção de conhecimento no território.
Considerações finais
Diante da receptividade e do alcance obtido pela estratégia, acredita-se que deva ser fortalecida pelo seu potencial de chegar aos gestores, técnicos e conselheiros municipais de saúde, ampliando a capacidade de a gestão municipal e de o controle social responderem às suas respectivas atribuições institucionais. Espera-se que essas estratégias possam repercutir em uma mudança de cultura de planejamento em saúde no território.

Realização: