Programa - Comunicação Oral Curta - COC1.7 - Estratégias de Cuidado, Educação e APS
02 DE DEZEMBRO | TERÇA-FEIRA
08:30 - 10:00
CUIDADO ÀS MÃES DE CRIANÇAS COM DOENÇAS CRÔNICAS: A EXPERIÊNCIA DE UM DISPOSITIVO DE SUPORTE PSICOSSOCIAL EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE ALTA COMPLEXIDADE
Comunicação Oral Curta
Oliveira, G.T.1, Magalhães, R.S.S.1, Souza, K.M.O.1, Martins, J.B.2, Silva, M.V.1, Santos, B.F.3, Martins, L.M.R.1
1 Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz)
2 Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
3 Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz)
Período de Realização
Atuação no Projeto de Cuidadoria de mães (PCM) durante o ano de 2024/2025.
Objeto da experiência
Cuidadores, especialmente, mães de crianças com condições crônicas de saúde internadas em uma instituição de saúde pública de nível terciário.
Objetivos
Apresentar a experiência de desenvolvimento de um dispositivo de produção de cuidados para mães acompanhantes de crianças com condições crônicas em internação de longa permanência, visando ressaltar a importância deste projeto para a saúde mental das crianças e família.
Descrição da experiência
A atuação no projeto se deu pela organização, junto a uma equipe multiprofissional, de atividades para os seguintes eixos: Autocuidado; Cuidado Criativo; Direitos Humanos como Cuidado e Cuidado, Lazer e Cultura. O projeto visa a redução dos impactos psicossociais, causados pela internação de longa permanência, e as atividades dos eixos buscam atender as necessidades de saúde mental, de produção de vínculos e de renda para as mães. O PCM foi submetido e aprovado no CEP (nº:70701823.6.0000.5269).
Resultados
O projeto conta com mais de 150 mães beneficiadas, até o momento, e já foram realizadas as seguintes atividades: massagens terapêuticas; oficinas e workshops; cinema e debates; rodas de conversas e passeios em pontos turísticos. É possível perceber que o PCM possibilita momentos de acolhimento, pertencimento, valorização da autoestima e auxílio na elaboração simbólica dos processos de hospitalização e adoecimento dos filhos.
Aprendizado e análise crítica
O projeto acredita e investe na potencialidade dos dispositivos grupais e das tecnologias leves, buscando favorecer a construção de vínculos. No entanto, ainda enfrenta desafios pela dificuldade de percepção do cuidado às mães como parte legítima do cuidado hospitalar. O projeto também tensiona a lógica que individualiza o cuidado apenas para as mulheres, revelando a urgência de políticas públicas que sustentem redes de atenção mais robustas.
Conclusões e/ou Recomendações
A Cuidadoria de Mães permite o cuidado de si, a construção de rede, o empoderamento e a promoção da saúde. As transformações produzidas pelo projeto no ambiente hospitalar, bem como o impacto para o cuidado às crianças com doenças crônicas. as trocas foram primordiais para que, naquele instante, o autocuidado se fizesse coletivo, aliviando as dores e preocupações, assim como apontando para as necessidades mais específicas de cada uma.
EDUCAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE (ACS) E COMUNIDADE: DOENÇAS E AGRAVOS NÃO TRANSMISSÍVEIS (DANT)
Comunicação Oral Curta
CARNEIRO, V. C. P.1, LOURENCAO, L. F. P.2, COIMBRA, D. A.1
1 Secretaria Municipal de Saúde de Passa Quatro-MG
2 UNIFESP
Período de Realização
Realizada entre os meses de setembro e novembro de 2024, no município de Passa Quatro-MG.
Objeto da experiência
Ação de Extensão Universitária, através da UNIFAL-MG, denominada “Formação Continuada em Saúde para Agentes Comunitários de Saúde e Comunidade: DANT”
Objetivos
Promoção da formação dos profissionais envolvidos na Estratégia Saúde da Família (ESF), no município de Passa Quatro-MG, baseando-se no Plano de DANT 2021-2030. A fim de aprimorar o trabalho dos ACS, no âmbito da Atenção Básica, à respeito, sobretudo, das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).
Metodologia
A Ação aconteceu por meio de 4 Encontros Temáticos, sendo eles: Plano de DANT 2021- 2030; Alimentação Saudável no combate às DANT; Prática Corporal/Atividade Física e Prevenção e Controle do Tabagismo; e Comunidade Escolar e as ações do PNAE no combate às DANT na infância.
A avaliação da ação foi feita por meio de escala do tipo Likert de 7 pontos, a avaliação da efetividade por meio do Teste t pareado e para a análise, o software Statistical Package for the Social Sciences - SPSS, versão 25.0.
Resultados
A amostra foi composta por 27 profissionais, 88,9% do sexo feminino e mediana de idade de 36 anos. A avaliação da Ação mostra que a média de conhecimento sobre a temática, antes do Curso foi de 4,44 pontos e, após a ação, a média foi de 6,37 pontos. Por meio do teste t pareado, notou-se diferença (p<0,001) entre as notas médias antes e após a ação, comprovando o ganho de conhecimento dos participantes. O escore médio após a intervenção pode aumentar em até 2,47 pontos, a 5% de significância.
Análise Crítica
Nota-se a importância das ações de formação continuada na aquisição de conhecimento teórico/prático dos profissionais de saúde da APS. Fomentar a Educação Continuada associada às ações extensionistas em parceria com Instituições de Ensino Superior, propicia, além de atualização, enriquecimento da produção de conhecimento. Há necessidade de garantir que essa Educação seja acessível, adaptada às realidades locais, promovendo mudanças efetivas na prática profissional e saúde da população.
Conclusões e/ou Recomendações
Perante a importância dos ACS e suas diversas atribuições, torna-se imprescindível a oferta de formação adequada e permanente. As temáticas abordadas durante o Curso de Formação demonstraram-se efetivas na aquisição de conhecimento. O que reforça a importância da implementação da Educação Continuada em Saúde entre as ESF, a fim de qualificar e aperfeiçoar o processo de trabalho frente às temáticas inseridas nos serviços públicos de saúde.
ESTRATÉGIA PARA O CUIDADO INTEGRAL DE PESSOAS COM DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS (DCNT) NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Comunicação Oral Curta
Nunes, C.A.B.1, Malaquias, S.G.1, Félix, M.E.S.1, Carvalho, C.S.1, Nascimento, J.L.1, Oliveira, R.M.D.2, Marilho, P.V.C.1, Carvalho, L.C.A.1, Fonseca, J.F.2, Serbeto, M.T.1
1 UFG
2 UniAraguaia Centro Universitário
Período de Realização
A atividade foi realizada entre 10 de outubro de 2024 e 09 de junho de 2025.
Objeto da experiência
Assistência a pessoas com DCNT na Atenção Primária à Saúde (APS), por meio de estratégia de cuidado integral e multidisciplinar.
Objetivos
Relatar a experiência de atendimento de pessoas com DCNT na Atenção Primária à Saúde (APS), em Goiânia-GO, no âmbito de projeto de extensão, mediante abordagem integral e multidisciplinar, a partir de parceria com a equipe de saúde da família.
Metodologia
Desenvolveu-se estratégia baseada nas diretrizes brasileiras de hipertensão arterial e de diabetes e nos atributos da APS. O fluxograma de atendimento continha: Acesso de primeiro contato - agendamento de consulta pelo Agente Comunitário de Saúde; acolhimento com recepção e triagem (antropometria, sinais vitais e glicemia capilar); Integralidade - consulta de enfermagem, intervenção educativa; Coordenação do cuidado e longitudinalidade - planejamento de retorno conforme riscos e encaminhamentos.
Resultados
Foram consultadas até o momento 25 pessoas, das quais 06 possuíam feridas. A consulta embasou-se na escuta ativa, em método dialógico e construtivo. Foram solicitados exames periódicos, conforme preconizado nas diretrizes do Ministério da Saúde. Além disso, foram realizadas atualização de receitas de medicamentos, educação em saúde, exame dos pés em pessoas com diabetes e encaminhamentos para outros profissionais. Destaca-se que as pessoas só mencionaram ter feridas, quando questionadas.
Análise Crítica
Estratégias promotoras de abordagem clínica ampliada, multidisciplinar e que privilegiam a integralidade, são fundamentais para a assertividade das intervenções e resolutividade, considerando a complexidade das demandas referentes às DCNT. Identificaram-se fatores dificultadores, durante a experiência, como: falta de insumos, estrutura inadequada da unidade, falta de protocolos, sobrecarga e redução de autonomia do Enfermeiro. Houve contribuição na formação e desenvolvimento de competências.
Conclusões e/ou Recomendações
Concluiu-se que a partir da estratégia proposta foi possível implementar os atributos da APS e promover abordagem integral das pessoas com DCNT. Destaca-se o potencial da consulta de Enfermagem como ferramenta que favoreceu o vínculo e o rastreamento de complicações (ex.: feridas). Recomenda-se que essa estratégia seja replicada em outros contextos, incorporando outras ações de promoção da saúde e prevenção (caminhadas, grupos terapêuticos, etc).
FACTORS ASSOCIATED WITH THE USE OF PHYSIOTHERAPY SERVICES IN THE BRAZILIAN STROKE POPULATION – THEORETICAL ANALYSIS BASED ON ANDERSEN’S MODEL: AN OBSERVATIONAL STUDY
Comunicação Oral Curta
Silva, L. K. C.1, Viana, R. T.1, Jucá, R. V. B. M.1, Lopes, J. M.1, Faria, C. D. C. F.1, Castro, S. S.1, Lima, L. A. O.1
1 UFC
Apresentação/Introdução
Introduction: Given the high disability and need for rehabilitation after a stroke, identifying the factors associated with the use of physiotherapy services may help in developing specific actions to maximize access. Andersen's behavioral model of health service use enables understanding of factors related to access to health services.
Objetivos
Objective: To identify the factors associated with using physiotherapy services after a stroke in Brazil, based on Andersen's model.
Metodologia
Methods: This is a cross-sectional, population-based study, referring to data from the 2019 National Health Survey. In total, twenty-two independent variables were chosen from the NHS, based on Andersen’s model to identify the factors associated with the use of physiotherapy services. There were thirteen variables in the population characteristics component, four variables in the environment, and five for the health behavior component. A multiple logistic regression model was created, and data reported as odds ratio (OR) with 95% confidence interval.
Resultados
Results: The population characteristics indicated that individuals who perceived limitations in their activities and stopped performing their usual tasks were 1.6 times more likely to use physiotherapy services [OR 1.6 (95%CI 1.1 – 2.1)]. The health behavior component revealed that self-care actions such as following a diet [OR 2.2 (95%CI 1.6 – 3.0)], regular use of aspirin [OR 1.3 (95%CI 1.0 – 1.9)], and other medications [OR 2.3 (95%CI 1.6 – 3.2)], and use of other rehabilitation services [OR 8.1 (95%CI 5.7 – 11.3)] were significantly associated with the use of physiotherapy services.
Conclusões/Considerações
Conclusion: Stopping usual activities, following a diet, regular medication use, and other rehabilitation therapies are linked to physiotherapy services by post-stroke individuals. Therefore, these findings highlight areas that should guide public policies regarding post-stroke physiotherapy services, mainly for knowing the profile of people who don’t use these services.
GRUPOS TERAPÊUTICOS COM PRÁTICAS CORPORAIS PARA MANEJO DA DOR CRÔNICA NA ATENÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA EM SAÚDE COLETIVA
Comunicação Oral Curta
Santos, S. S.1, Candido, G. F.1, Gomes, R. S.1
1 Escola de Governo Fiocruz Brasília (EGF)
Período de Realização
Maio de 2024 a Abril de 2025
Objeto da experiência
Grupo terapêutico com práticas corporais e escuta qualificada para usuários com dor crônica na Atenção Básica (AB) do Distrito Federal (DF).
Objetivos
Relatar a experiência de um grupo terapêutico com práticas corporais e escuta ativa para o manejo da dor crônica na AB, visando cuidado integral, promoção da autonomia e bem-estar dos usuários.
Descrição da experiência
Realizada em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do DF, no contexto da Residência Multiprofissional em AB da Escola de Governo Fiocruz Brasília, a experiência consistiu na condução de grupo terapêutico voltado a usuários com dor persistente. Foram ofertadas práticas corporais, rodas de conversa e acompanhamento fisioterapêutico semanal, promovendo vínculo, escuta e atenção ampliada ao sofrimento crônico.
Resultados
Participantes relataram melhora da dor, maior disposição e sensação de acolhimento. Muitos destacaram que “se sentem mais leves” após o grupo e “passaram a entender melhor a dor”. O espaço coletivo favoreceu o vínculo, o compartilhamento de vivências e incentivou o autocuidado fora da UBS.
Aprendizado e análise crítica
A dor crônica é um fenômeno complexo, atravessado por fatores biopsicossociais, exigindo estratégias ampliadas e contínuas. Apesar de desafios como rotatividade e infraestrutura, a experiência evidenciou a potência da AB e da fisioterapia como espaço de cuidado longitudinal, resgate da autonomia e reconstrução do sentido do corpo.
Conclusões e/ou Recomendações
A experiência reforça que a escuta qualificada e as práticas integrativas são fundamentais no cuidado de pessoas com dor crônica. Os grupos terapêuticos na AB, com metodologias simples e sensíveis ao território, ampliam a resolutividade do cuidado no âmbito do Sistema Único de Saúde e fortalecem o cuidado humanizado e interdisciplinar.
INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA PARA PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO EM IDOSOS COM HIPERTENSÃO E DIABETES NO AMAZONAS
Comunicação Oral Curta
Souza, L. M.1, Baptista, J. D. S.2, Lemos, S. M.1
1 UEA
2 SEMSA
Período de Realização
De março a maio de 2025
Objeto da experiência
Ação educativa e corporal com idosos visando prevenção de complicações de hipertensão e diabetes
Objetivos
Promover a educação em saúde e a prática segura de exercícios físicos adaptados, visando o autocuidado e a prevenção de complicações em idosos com hipertensão e/ou diabetes.
Descrição da experiência
A intervenção ocorreu no Instituto Solidário, em Manaus, com rodas de conversa e sessões de exercícios conduzidas por fisioterapeuta. A metodologia integrou saberes populares e práticas corporais, incluindo exercícios aeróbicos, de força, alongamentos, técnicas de respiração e relaxamento.
Resultados
Houve ampliação do conhecimento sobre hipertensão e diabetes, adesão às práticas de autocuidado, melhora na percepção da saúde e fortalecimento de vínculos entre profissionais e comunidade, além da valorização do espaço comunitário como ambiente de promoção da saúde.
Aprendizado e análise crítica
A experiência destacou o potencial da fisioterapia na APS e a importância da atuação territorial. Os desafios incluíram limitações físicas do espaço, baixa adesão de parte da equipe da UBS e a necessidade de maior apoio institucional para continuidade das ações.
Conclusões e/ou Recomendações
A experiência reforça a relevância da interdisciplinaridade e da atuação comunitária na saúde coletiva. Recomenda-se maior articulação institucional para ampliar a presença de profissionais em territórios vulnerabilizados e fortalecer estratégias de autocuidado.
SITUAÇÕES-LIMITE NO CUIDADO ÀS PESSOAS COM DIABETES: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE A PARTIR DAS NARRATIVAS
Comunicação Oral Curta
Dias. J.V. dos S1, SILVA, N. E. K2, FREITAS, H. A. G.2, CERATTI, L.V.2, MACEDO, F.G.C.H2, MACEDO, L.H2
1 UNIFESO
2 UFRJ
Apresentação/Introdução
A educação em diabetes tem priorizado abordagens técnico-informativas voltadas ao controle glicêmico, muitas vezes ignorando experiências de vida. Este trabalho adota a Pedagogia do Cuidado, que valoriza narrativas de pessoas com diabetes, promovendo uma compreensão ética, dialógica e situada de suas trajetórias e desafios cotidianos.
Objetivos
Analisar como situações-limite em histórias de pessoas com diabetes tipo 2 podem fortalecer práticas pedagógicas dialógicas e integradas na educação em saúde, alinhadas à perspectiva da Pedagogia do Cuidado.
Metodologia
Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, ancorada nos referenciais do Cuidado (Ricardo Ayres), da pedagogia crítica (Paulo Freire) e da hermenêutica narrativa (Paul Ricoeur). Desenvolvida em duas unidades de atenção primária do Rio de Janeiro, a investigação contou com entrevistas narrativas em duas etapas com 32 usuários diagnosticados com diabetes tipo 2. A pesquisa está em curso e sua primeira etapa centrou-se na escuta das histórias de vida. A pesquisa foi aprovada no comitê de ética da UFRJ com a seguinte identificação CAAE: 73630923.3.0000.5286.
Resultados
As entrevistas narrativas revelam fragmentações no cuidado à pessoa com diabetes, com dificuldades no acesso e continuidade na atenção primária. Há expectativa por assistência especializada e naturalização de barreiras, associada a situações-limite, como perdas, vulnerabilidades e abandono do tratamento. A vivência da doença envolve afetos e vínculos, exigindo práticas educativas que escutem as narrativas e reconheçam a complexidade do cuidado crônico.
Conclusões/Considerações
As narrativas revelam situações-limite e sentidos construídos na vivência com diabetes, indicando caminhos para uma educação em saúde mais sensível. A Pedagogia do Cuidado favorece estratégias alinhadas aos contextos, saberes e histórias de vida de cada pessoa.
USO DA LITERACIA EM SAÚDE NA DISSEMINAÇÃO E TRADUÇÃO DO CONHECIMENTO: ESTUDO AVALIATIVO DA REDE DE ATENÇÃO ÀS PESSOAS COM DIABETES MELLITUS NAS CINCO REGIÕES DO BRASIL
Comunicação Oral Curta
Gomes, M. F.1, Cesse, E. A. P.1, Figueiró, A. C.1, Alves, C. K. A.2, Santos, M. A. S.3, Abreu, M. A.3, Andrade, R. S.1, Barreto. I. C.2, Chicumbe, S. A. R.4, Fontbonne, A.5
1 Instituto Aggeu Magalhães - IAM/FIOCRUZ
2 Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
3 ENSP/Fiocruz
4 Instituto Nacional de Saúde – MS Moçambique
5 INSERM-França
Apresentação/Introdução
A literacia em saúde é um conceito que envolve habilidades cognitivas e sociais essenciais para que os indivíduos obtenham, compreendam e utilizem informações de saúde de forma eficaz. Para as doenças crônicas, como a Diabetes Mellitus (DM), esta se torna crucial para a autogestão dessas patologias, contribuindo para um melhor controle glicêmico e utilização eficiente dos cuidados de saúde.
Objetivos
Realizar a tradução e disseminação do conhecimento através da literacia em saúde no estudo avaliativo da Rede de Atenção às Pessoas com Diabetes Mellitus (RAS-DM) nas cinco regiões do Brasil.
Metodologia
Trata-se de uma pesquisa avaliativa do tipo análise de implantação 1b, desenvolvida através de um estudo de casos múltiplos com níveis de análise imbricados, considerando a RAS-DM no país em cinco municípios, um de cada região do Brasil. Como sujeitos do estudo, participarão profissionais de saúde, gestores e especialistas em avaliação em saúde. A literacia em saúde será utilizada na realização de oficinas de trabalho em cada região do país, além de promoção e divulgação do conhecimento sobre DM nas redes sociais da pesquisa. Trata-se de um estudo aprovado e financiado pelo Edital CNPq nº 29/2024 com foco em Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) (Processo: 406949/2024-7).
Resultados
Os processos formativos foram planejados através de Oficinas de Trabalho que permitirão a interação entre pesquisadores, gestores e profissionais de saúde. Serão apresentadas ferramentas e instrumentos aos participantes, através de construção participativa. Para ampliar o acesso ao conhecimento, está sendo desenvolvida uma rede social no Instagram como meio de disseminação de conhecimentos específicos sobre a DM e Rede de Atenção voltados para o público de usuários, profissionais e gestores em saúde. As produções versarão sobre o conhecimento sobre a doença, prevenção e autocuidado. Os conteúdos terão uma linguagem acessível para pessoas portadoras de necessidades especiais.
Conclusões/Considerações
Espera-se que os resultados apreendam a implementação da RAS-DM nas cinco regiões do país, reconhecendo os elementos da rede que possam influenciar no prognóstico e cuidados prestados às pessoas com DM. A utilização da literacia em saúde visa promover e discutir novos arranjos aos processos de trabalho pela participação dos interessados, favoráveis às interações em rede e inovações, bem como ampliar o acesso e uso do conhecimento sobre a DM
PRODUÇÃO DO GUIA DE PREVENÇÃO E DE AUTOCUIDADO DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS PARA IMIGRANTES HAITIANOS
Comunicação Oral Curta
Lexius, O.1, Ribeiro, M. N. S.2, Diniz, C. X2, Santo, F. H. E.3
1 UFBA
2 UEA
3 UFF
Período de Realização
Foi o produto da minha dissertação do mestrado profissional realizado em maio 2021 a agosto 2023.
Objeto da produção
É um guia em crioulo haitiano denominado Gid prevansyon ak swen pèsonèl Maladi Kwonik Non Transmisib pou imigran ayisyen Amazonas, peyi Brezil.
Objetivos
Produzir uma tecnologia educacional e social, em formato de Guia de Orientação em língua crioula, com conteúdo sobre prevenção e autocuidado das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), construído para e com imigrantes haitianos residentes em Manaus, Amazonas, Brasil.
Descrição da produção
Estudo de produção tecnológica que ocorreu por meio de três processos: construção, validação e aplicação. Foi realizada uma busca na literatura o que levou a escolha de quatro DCNT: hipertensão arterial, diabetes, câncer de mama e câncer de colo de útero; a elaboração do conteúdo utilizando diretrizes oficiais nacionais e internacionais sobre DCNT. O conteúdo foi validado com 17 juízes brasileiros especialistas em saúde e cinco juízes haitianos especialistas na semântica, e a aplicação do Guia.
Resultados
Os resultados gerais da validação do Guia pelos juízes demostraram uma concordância e relevância da tecnologia, avaliando-a como adequada, adquirindo um escore superior ao estabelecido.As sugestões dos juízes especialistas foram introduzidas na versão 2. O Guia passou por uma nova diagramação após a inserção das contribuições dos juízes, mantendo-se as mesmas DCNT. A segunda versão foi finalizada com 73 páginas devido ao tamanho da fonte (14) e a inserção de outras imagens sugeridas pelos juízes
Análise crítica e impactos da produção
foi produzido observando o nível de letramento em saúde dos participantes, a dificuldade no processo de comunicação e sua acessibilidade nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Espera-se que, com o uso desta, produza-se efeitos benéficos no enfrentamento e na prevenção das DCNT; que eles possam utiliza-lo como processo de transformações e adaptações para o autocuidado em saúde e sua compreensão do uso da rede de atendimentos no SUS, além de contribuir para a melhoria no letramento em saúde
Considerações finais
Esta tecnologia se torna relevante socialmente, pois o produto final é capaz de ampliar a compreensão dos imigrantes às DCNT. O guia está disponível em crioulo e português. A versão em crioulo pode ser utilizada por qualquer imigrante haitiano residente no Brasil ou não. Espera-se que o público-alvo aplique as instruções contidas no Guia, levando-o a melhorar sua qualidade de vida e bem-estar e estende-la a toda sua família e comunidade.
COBERTURA POTENCIAL DA APS E SUA RELAÇÃO COM A QUALIDADE DO CUIDADO ÀS DCNT EM MATO GROSSO DO SUL
Comunicação Oral Curta
COSTA, A. F.1, RAFACHO, B. P .M2, SILVA, M. R. C.1, MAZZETI, C. M. S.2
1 SES/MS e UFMS
2 UFMS
Apresentação/Introdução
A ampliação da cobertura da Atenção Primária à Saúde (APS) é uma estratégia crucial para garantir o cuidado integral às pessoas com condições crônicas. Compreender como a cobertura potencial da APS se relaciona com a qualidade das práticas assistenciais pode orientar o planejamento de ações estruturantes e a alocação de recursos no território, subsidiando a construção de linhas de cuidado mais eficazes.
Objetivos
Analisar a associação entre o percentual de cobertura potencial da APS nos municípios e a qualidade do cuidado ofertado a pessoas com HAS e DM2 no estado de Mato Grosso do Sul.
Metodologia
Estudo quantitativo, descritivo e analítico realizado entre maio e novembro de 2024. Participaram 224 profissionais de saúde da APS, que responderam a um questionário eletrônico autoaplicado validado, encaminhado aos 79 municípios do estado. A variável de exposição foi a cobertura potencial da APS, classificada acima ou abaixo de 80% com base em dados populacionais e número de equipes financiadas. Foram analisadas variáveis sobre organização do cuidado, práticas clínicas e acesso. Utilizou-se o software Stata® 17.0 para análises descritivas e bivariadas, com aplicação dos testes Exato de Fisher e Wilcoxon (p<0,05).
Resultados
Municípios com cobertura acima de 80% apresentaram maior realização de visitas domiciliares para pacientes com risco grave (p=0,010), ações coletivas com e-MULTI (p=0,0028), dispensação regular de medicamentos (p=0,020) e orientação contínua sobre pé diabético (p=0,011). Também observaram-se melhores indicadores em relação à retaguarda assistencial, articulação os demais pontos da RAS e vinculação a programas especiais. Os dados evidenciam que a cobertura ampliada está associada a práticas mais resolutivas, centradas no usuário e integradas em rede.
Conclusões/Considerações
A cobertura potencial da APS, acima de 80%, se associou à maior qualificação das práticas assistenciais. Investir na expansão e consolidação da cobertura é uma estratégia estruturante para o cuidado integral das DCNT na rede de atenção à saúde.
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS ACIDENTES DE TRABALHO COM EXPOSIÇÃO A MATERIAIS BIOLÓGICOS REGISTRADOS NA BAHIA ENTRE 2020 A 2024
Comunicação Oral Curta
SANTOS, J. V. P.1, RIOS, M. A.2, NERY, A. A.1, SILVA, P L.3, MORAIS, R. L. G. L.1, SANTANA, K. D1, ANDRADE, C. L.1, CONSTÂNCIO, J. F.1, CONSTÂNCIO, T. O. S.1, CAIRES, E. S.2
1 UESB
2 UNEB
3 UNIFESP
Apresentação/Introdução
Acidentes de trabalho com exposição a material biológico (AT-BIO) representam um grave risco ocupacional em todo o Brasil. Nos últimos anos, o Estado da Bahia, apresentou um crescimento constante no número de casos registrados, tendo como principais afetados, os profissionais de saúde e áreas relacionadas.
Objetivos
Descrever o perfil dos casos de acidentes de trabalho com exposição a material biológico registrados no estado da Bahia.
Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo e transversal, realizado em junho de 2025 com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), disponibilizados pelo Departamento de Informação e Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Foram incluídos todos os casos registrados de acidentes de trabalho com exposição a material biológico na Bahia, no período de 2020 a 2024. As variáveis analisadas foram: ocupação, sexo, faixa etária e vias de exposição.
Resultados
No Estado da Bahia houve o registro de cerca de 16.961 acidentes de trabalho com exposição a material biológico. Desses, 8.700 (51%) ocorreram com profissionais da enfermagem, com maior número de casos em técnicos e auxiliares de enfermagem (n=7.180; 82,5%, enquanto 1.520 (17,5%) envolveram enfermeiros. Maiores frequências foram encontradas no sexo feminino, totalizando 12.248 (76,3%) casos de AT-BIO, na faixa etária de 20 a 39 anos (11.406 casos). Quanto à via de exposição, a forma percutânea foi a mais frequente, com 11.452 notificações (67,5%). Os dados evidenciam uma tendência de aumento nos registros desse agravo, durante o período foi registrado um aumento de 64.3% no número de casos.
Conclusões/Considerações
O perfil epidemiológico dos AT-BIO na Bahia aciona um alerta de saúde. Os números indicam um aumento significativo dos casos, que afetam na sua grande maioria mulheres jovens e profissionais de enfermagem, com a via percutânea como o principal meio de exposição. As consequências desses acidentes vão além do impacto físico, gerando sofrimento psicológico e emocional, além de custos econômicos e sociais relevantes para o sistema de saúde.
ESCOLA DA COLUNA: UMA AÇÃO INTEGRAL DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Comunicação Oral Curta
Souza, L. M.1, Araújo, G.M.2, Cordeiro, B. K.C.2, Lemos, S.M1
1 UEA
2 SEMSA - MANAUS
Período de Realização
De março de 2024 a setembro de 2024
Objeto da experiência
Atividade multiprofissional para promoção, prevenção e reabilitação de usuários com dores na coluna lombar
Objetivos
Ofertar atendimento integral a usuários com desordens osteomusculares da coluna, por meio de ações multiprofissionais voltadas à promoção, prevenção e reabilitação.
Descrição da experiência
Grupo terapêutico com 10 usuários selecionados na APS. Foram realizados seis encontros com rodas de conversa sobre coluna, medicamentos, nutrição e direitos sociais. As práticas incluíram cinesioterapia, ventosaterapia e eletroterapia. A atividade foi conduzida por fisioterapeuta, nutricionista, assistente social e médico de família. A abordagem favoreceu o autocuidado, o empoderamento e a corresponsabilização dos participantes.
Resultados
Houve melhora significativa na dor referida pelos usuários, segundo a Escala Visual Analógica, e ampliação da compreensão sobre os fatores que contribuem para a cronicidade da dor lombar. Os participantes relataram adesão às orientações repassadas, incorporando rotinas de autocuidado e hábitos mais saudáveis. O fortalecimento dos vínculos entre usuários e profissionais contribuiu para maior adesão ao tratamento e para a valorização do cuidado em equipe na APS.
Aprendizado e análise crítica
A experiência evidenciou a importância de integrar saberes diversos em ações educativas e terapêuticas, favorecendo a autonomia dos usuários e o autocuidado. As rodas de conversa permitiram escuta, trocas significativas e protagonismo dos participantes. Houve fortalecimento dos vínculos entre a unidade de saúde e os comunitários, além do fortalecimento do trabalho interdisciplinar como eixo estruturante das práticas de cuidado na APS.
Conclusões e/ou Recomendações
A Escola da Coluna reafirma o valor das ações grupais no cuidado à saúde, especialmente quando orientadas por abordagens multiprofissionais e integrativas. A atividade contribuiu para a melhora da qualidade de vida dos participantes e para a coesão da equipe de saúde. Recomenda-se a replicação desta estratégia em outras unidades, com apoio institucional, como parte da política de educação permanente e promoção da saúde no território.